'Maio Amarelo': campanha de segurança no trânsito segue até 31 de maio em Teresópolis

Em 07/05/2019 às 10h00

'Maio Amarelo': campanha de segurança no trânsito segue até 31 de maio em Teresópolis

Uma variada programação será realizada até o dia 31 de maio em Teresópolis, dentro da campanha 'Maio Amarelo', de sensibilização de motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito. Com o tema 'No trânsito, o sentido é a vida', o projeto foi lançado nesta segunda-feira (6), pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, sob a coordenação da Guarda Civil Municipal (GCM), com solenidade na Prefeitura. A iniciativa conta com a parceria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social.


Para Marcos Antonio da Luz, secretário de Segurança Pública, a campanha educativa deve começar bem cedo. 'Nossa ideia é, através de palestras nas escolas, sensibilizar crianças e adolescentes, os futuros condutores de veículos, para formar cidadãos mais conscientes sobre sua responsabilidade por um trânsito mais seguro', pontuou.


Representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição dedicada a desenvolver ações que contribuam para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do Brasil, Fernanda Biagioli também participou da solenidade de lançamento da campanha. 'Temos que sair da teoria e fazer uma prática diferente no nosso trânsito', comentou.


Leandro Fiuza, superintendente da Guarda Municipal de Guapimirim. 'O 'Maio Amarelo' é uma campanha que deve ser amplamente divulgada e trabalhada. Parabenizo as ações da Guarda de Teresópolis nesse mês'.


Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Lions Club, no Meudon, também participaram do evento.


Campanha e estatísticas


O 'Maio Amarelo' é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que une o Poder Público e a sociedade civil numa grande mobilização. Em março de 2010, a ONU editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a 'Década de Ações para a Segurança no Trânsito'. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.


'Essa campanha começou em 2011 com a meta de, até 2020, reduzir o número de mortes no trânsito. Teresópolis está trabalhando para atingir esse objetivo', explicou Gil Wellington, Comandante da GCM.


De acordo com levantamento apresentado pela Guarda Civil Municipal, em 2018, Teresópolis registrou 360 acidentes de trânsito com lesão corporal e 34 mortes. Até abril de 2019, ocorreram 93 acidentes com lesão corporal e 6 óbitos. Os dados são do Instituto de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro.


'Trabalho há 12 anos com atendimento pré-hospitalar, vejo o quanto é importante a prevenção, porque só através da educação vamos mudar esse país', socorrista Luciano Fernandes, integrante do GRAVIT (Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis).


Programação


  • 6 de maio, Abertura Oficial Programa 'Maio Amarelo' 2019.
  • 8 de maio, Panfletagem em semáforos e fixação de laços amarelos nos carros em trechos das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré (Várzea) e Alberto Torres (Alto).
  • 10 de maio, Simulado de acidente de trânsito e fixação de laços amarelos nos carros na Praça Samuel de Paula Macário em Bonsucesso, na zona rural.
  • 12 de maio, Conscientização sobre o Programa 'Maio Amarelo', com panfletagem e distribuição de rosas amarelas em homenagem ao Dia das Mães, na Feirinha do Alto e semáforos.
  • 13 a 24 de maio, Palestras nas escolas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
  • 19 de maio, 'Caminhada Amarela' pela Reta.
  • 27 a 31 de maio, Visita de estudantes à minicidade de trânsito da Guarda Civil Municipal de Teresópolis, que será montada na Praça Olímpica (Centro)
  • 31 de maio, Encerramento da campanha com simulado de acidente e apresentações na Praça Olímpica (Centro).

Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
  • Dia Mundial do Radioamadorismo
  • Dia Nacional do Livro Infantil
  • Dia da Doutrina Espírita
  • Dia de Allan Kardec
  • Dia de Monteiro Lobato
  • Dia de Santo Apolônio
  • Dia do Livro Espírita
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ