Moradores do Meudon e região já contam com atendimento estendido na Unidade de Saúde da Família

Em 02/10/2019 às 16h10

Moradores do Meudon e região já contam com atendimento estendido na Unidade de Saúde da Família

Postos do Rosário e da Fonte Santa também funcionarão até 19h e abrirão aos sábados 


Resultado da articulação da gestão municipal junto ao Ministério da Saúde, Teresópolis passou a integrar o programa federal 'Saúde na Hora'. A Unidade de Saúde da Família do Meudon é a primeira a ser contemplada com a iniciativa. A partir desta quarta, 2, os moradores do bairro e região têm atendimento, nos dias de semana, até às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.


No próximo dia 10, o programa, criado para ampliar o acesso da população a consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal, será lançado no posto de saúde da família do Rosário e, no dia 17, na unidade da Fonte Santa. A conquista integra a estratégia de ampliação da atenção básica no município e vai reforçar a prevenção da saúde e melhorar a oferta de serviços nas áreas de abrangência das unidades.


'Estive com o Dr. Ari em Brasília, três semanas atrás, tivemos uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e conquistamos a vinda do 'Saúde na Hora' para Teresópolis. O benefício principal é que as pessoas que trabalham vão ter mais tempo para cuidar da sua saúde e também acompanhar um familiar em tratamento', frisou o Prefeito Vinicius Claussen.


A subsecretária de Atenção Básica, Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, também destacou a importância ampliação do horário de atendimento. 'O avanço com o 'Saúde na Hora' decorre do horário estendido, da possibilidade da população que trabalha essencialmente o dia todo, ter o atendimento mais duas horas, durante a semana, e aos sábados das 8h às 17h'.


Edneia destacou ainda que já houve impacto na redução dos atendimentos da UPA com o trabalho das unidades primárias. E que evitar que as pessoas adoeçam gravemente é o grande objetivo na atenção primária.


O secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, pontuou que a unidade deverá receber o nome do um ex-servidor público Miguel Luiz. 'Essa unidade do Meudon não tem um nome e nada mais justo do que homenagear um ex-servidor público, que infelizmente não está mais no nosso meio. Miguel Luiz trabalhou mais de 10 anos aqui na unidade, serviu a comunidade, morador da comunidade, então nós vamos trabalhar junto à Câmara Municipal, o tenente Jaime vai nos apoiar, eu tenho certeza que toda a Câmara Municipal vai nos apoiar pra dar o nome dele à unidade'.


O programa


Lançado em maio pelo Ministério da Saúde, o Programa 'Saúde na Hora' amplia os recursos mensais para os municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde.  Para incentivar a ampliação no horário de funcionamento, os repasses mensais do Ministério da Saúde podem dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da carga horária de atendimento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais. Atualmente, a maior parte das 42 mil Unidades de Saúde da Família em todo o país funciona por 40h semanais.


Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
  • Dia Mundial do Radioamadorismo
  • Dia Nacional do Livro Infantil
  • Dia da Doutrina Espírita
  • Dia de Allan Kardec
  • Dia de Monteiro Lobato
  • Dia de Santo Apolônio
  • Dia do Livro Espírita
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ