Parque Montanhas de Teresópolis vai ganhar segundo livro comemorativo

Em 07/07/2020 às 18h01

Edição bilíngue deverá ser lançada em agosto 
Completando 11 anos de existência ? celebrados em 6 de julho, dia do aniversário do município, o Parque Montanhas de Teresópolis está prestes a ganhar o segundo livro comemorativo. Iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), está em fase final de diagramação o livro 'ADMIRAVES – Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis'. Com lançamento previsto para agosto, a edição bilíngue reúne informações de 100 das 294 espécies de aves registradas na área de conservação ambiental, com imagens feitas por fotógrafos renomados.
'Ano passado, o livro 'Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos' marcou uma década de existência desta que é considerada a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense. Em 2020, a parceria com Feso e Unifeso continua no registro da riqueza natural do nosso Parque. Cercado por dois outros parques, um estadual e um federal, Teresópolis continua cumprindo a sua função em preservar o seu maior legado, a natureza', pontua o Prefeito Vinicius Claussen.
Entre os registros, estão várias espécies de Beija-flor, de Gavião e de Coruja, além do Tucano-de-bico-preto, do Tucano-de-bico-verde, Bacurau, Mãe-da-Lua e uma variedade colorida e encantadora de aves, de todo tipo de plumagem e tamanho.
'São 7 autores, entre profissionais da Secretaria e professores do Unifeso, com a colaboração do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA. O primeiro capítulo fala sobre a Mata Atlântica, o segundo sobre Teresópolis e o terceiro lista as aves, com fotos e textos a respeito de cada uma delas, em português e inglês. Existem ainda capítulos destinados à educação ambiental e com projeções futuras com foco no turismo de observação de aves', enumera Flavio Castro, secretário de Meio Ambiente de Teresópolis.
O Parque ? Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem uma área de 4.397 hectares. Abrange parcialmente alguns bairros, entre eles: Caleme, Posse, Salaco e Campo Grande ? na cidade, Santa Rita e Ponte Nova ? no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional da Educação de Surdos
  • Dia Nacional do Choro
  • Dia da Língua Espanhola
  • Dia da Língua Inglesa
  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia do Serralheiro
  • Dia do Torcedor Corinthiano
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ