Plantio de árvores no entorno do Mirante da Granja Guarani marca Dia da Terra em Teresópolis

Em 22/04/2021 às 18h01

Plantio de árvores no entorno do Mirante da Granja Guarani marca Dia da Terra em Teresópolis

Local recebeu mudas de espécies da Mata Atlântica


A Ação Verde aconteceu nesta quinta-feira, 22, no Mirante da Granja Guarani, em comemoração ao Dia da Terra, data celebrada em todo o planeta. Entre as mudas, doadas pelo Horto Municipal, espécies como Pau-Brasil, Bracatinga, Quaresmeira e Sibipiruna. A atividade contou com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos/Divisão de Parques e Jardins.


'Teresópolis está posicionada dentro da Mata Atlântica, precisamos entender que a nossa biodiversidade deve ser preservada e o ato de reflorestar contribui para o meio ambiente e para a população. Garantir essa preservação significa qualidade de vida aos moradores do município', destacou Vitor Cunha, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


A paisagista da Prefeitura, Denise Marques, frisou sobre a gratificação de integrar a equipe participante da atividade. 'É muito gratificante ter a possibilidade de realizar esse trabalho em conjunto com os servidores de Parques e Jardins, Serviços Públicos e Meio Ambiente, em conjunto com os representantes das ONGs'.   


De acordo o Programa Atitude Legal Necessária, a organização não governamental Prima.Org e o Projeto Humano Novo, organizadores da Ação Verde, a mobilização em comemoração ao Dia Mundial da Terra integrou Teresópolis no evento oficial global coordenado pela EarthDay.Org/América do Sul, que reúne 192 países.


'O Dia da Terra é uma data significativa para o planeta. Em Teresópolis, essa ação tem acontecido ao longo dos anos e serve para a gente refletir sobre a preservação do meio ambiente. É muito bom participar e ter parceiros, como a Prefeitura, que estão engajados no movimento. O plantio é simbólico, mas relevante para chamar a atenção para a preservação da Mata Atlântica, um bioma tão significativo para o Brasil, porém, uma das florestas mais ameaçadas de extinção no planeta', ressaltou Gilberto Teixeira, coordenador do Projeto Humano Novo.


Representando a ONG Prima.Org, o biólogo Ricardo Harduim também exaltou a importância de promover ações ambientais. 'É uma enorme satisfação participar de ações como essa, especialmente hoje, Dia da Terra. Essa é a nossa busca dos últimos anos: fazer trabalhos de compensação de carbono zero, por meio de projetos no Brasil, e no exterior'.


Harduim enumerou os benefícios da ação verde. 'Plantar árvores ajuda no processo de fotossíntese, retirando o carbono da atmosfera. Ajuda a regularizar o clima, a temperatura, o ciclo da água, enriquece o solo, atrai e aumenta a biodiversidade, deixa o ambiente mais harmonioso. Tudo isso é fundamental para a sustentabilidade'.


Por conta das medidas restritivas em vigor devido à pandemia, o evento teve transmissão on-line pelo Facebook.com/projetoHumanoNovo.


O plantio contou ainda o apoio das seguintes instituições: EARTH DAY.ORG – América Latina; SOS MATA ATLÂNTICA/SP; Effect Sports/RJ; Instituto LIMPA BRASIL/SP; Instituto LIXO ZERO/SC; Instituto TEORIA VERDE/MT; Instituto ROUTE Brasil/RJ; MCT – Movimento Conservacionista Teresopolitano/RJ; União das Associações de Moradores/UAM.


A data


O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril e foi criado para conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger o planeta.  Também chamada de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, a data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1970, quando o senador americano Gaylord Nelson (1916-2005) organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.               


Plantios de mudas nativas, alertas para o uso consciente dos recursos naturais, incentivo à reciclagem e à reutilização de materiais que podem ser reaproveitados e realização de mutirões verdes são algumas ações que costumam ser promovidas nesta data, como forma de reflexão sobre a urgência de preservar o Planeta Terra para as futuras gerações.


Fotos: Bruno Nepomuceno







Fotos: Bruno Nepomuceno





Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional da Educação de Surdos
  • Dia Nacional do Choro
  • Dia da Língua Espanhola
  • Dia da Língua Inglesa
  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia do Serralheiro
  • Dia do Torcedor Corinthiano
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ