O objetivo foi buscar uma solução para um problema que há anos causa sérios problemas em Teresópolis: o lixão do Fischer
O Programa Municipal 'Teresópolis Sustentável' segue a todo vapor. Dando mais um passo importante, o prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, nos últimos dias, visitou Caruaru, em Pernambuco, para conhecer o Centro de Tratamento de Resíduos do município (CTR-Caruaru). O objetivo da visita foi buscar uma solução para um problema que há anos causa sérios problemas em Teresópolis: o lixão do Fischer.
Buscando conhecimento e soluções para aplicação de boas práticas em um modelo de aterro sanitário reconhecido pela eficiência na gestão de resíduos sólidos urbanos no nordeste do Brasil, o prefeito destacou que Teresópolis está a caminho de se tornar uma referência nacional na preservação ambiental e sustentabilidade. 'Fomos ao interior do Brasil em busca de uma solução para um problema deixado de lado por gestões anteriores: o lixão do Fischer. Agora, nossa gestão está disposta a enfrentar essa questão. Conhecemos um dos melhores centros de tratamento de resíduos do país, que realiza a destinação do lixo de maneira adequada. O objetivo é aprender com essa experiência para transformar nosso lixão novamente em um aterro sanitário', afirmou o prefeito.
Desde que assumiu a Prefeitura, o governo vem trabalhando para implementar melhorias e encontrar uma solução definitiva para o lixão do Fischer. Uma das ações foi buscar o apoio do Governo do Estado para acelerar esse processo. Compreendendo a situação, o Estado destinou R$ 5 milhões do Fecam (Fundo Estadual de Controle Ambiental) para a Prefeitura trabalhar na execução de obras de remediação do local.
Sob administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o local vem passando por importantes reestruturações, sendo reformulado com diretrizes necessárias para que a operação de transbordo dos resíduos sólidos para o aterro sanitário licenciado ocorra de forma mais eficiente, cumprindo as exigências do contrato estabelecido com a empresa que presta o serviço no município e as determinações judiciais.
'O Programa ‘Teresópolis Sustentável’ segue avançando a passos largos no caminho do progresso, e agora estamos buscando soluções para o lixão do Fischer, onde conhecemos um Centro de Tratamento de Resíduos que é referência no Brasil. Com base no que aprendemos, vamos estudar e implementar essas boas práticas em Teresópolis', ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia.
Fotos: Divulgação.