Prefeito Vinícius Claussen inaugura mamógrafo e aparelho de densitometria óssea exclusivos da rede SUS no CES Várzea

Em 06/11/2023 às 14h01

Prefeito Vinícius Claussen inaugura mamógrafo e aparelho de densitometria óssea exclusivos da rede SUS no CES Várzea


Compartilhar:

É a primeira vez que o município disponibiliza a realização desses exames em um equipamento de saúde municipal


O Prefeito Vinicius Claussen e a Secretária Municipal de Saúde, Clarissa Rippel, inauguraram na última terça-feira, 31 de outubro, o novo espaço do Centro de Saúde da Várzea. A nova área, totalmente reformada, abriga os novos mamógrafo e aparelho de densitometria ósseas, equipamentos que serão utilizados pela primeira vez com exclusividade pela rede SUS do município. Além dos equipamentos, a área de atendimento contempla a recepção, balcão de informações e farmácia.


Atualmente o município realiza 400 mamografias e 150 exames de densitometria óssea por mês, e a expectativa é que com a aquisição dos novos equipamentos, o número de exames realizados dobre. 'Encontramos uma cidade sucateada, abandonada e em um trabalho hercúleo na área da saúde, saímos de uma cobertura de 24% na atenção básica para 70%, onde todos os postos de saúde possuem médico e, a partir da semana que vem, teremos novamente clínico geral todos os dias no CES, atendendo a um pedido da população, uma vez que o trabalhador já está no centro da cidade e poderá ser atendido com livre demanda. Essa é a primeira fase da reforma, e seguimos investindo nas nossas unidades de saúde para continuar oferecendo um atendimento de excelência para a população', declarou o Prefeito Vinicius Claussen.


Para a Secretária de Saúde, Clarissa Rippel, a aquisição dos equipamentos marca uma nova era na saúde teresopolitana: 'Nós não inauguramos apenas uma mamografia, nós inauguramos um serviço novo. Vamos ter um mastologista atendendo e vamos ter credenciamento de serviços de biópsia. A mulher vai ficar resguardada pelo município. Ela vai fazer sua mamografia, vai ter o resultado e será encaminhada para um mastologista, se tiver nódulos suspeitos de tumor, e vai poder fazer a biópsia pelo município, não mais com a necessidade de ser pelo Estado. Se for diagnosticado algum problema mais sério, um tumor, o atendimento segue para a oncologia do hospital São José, que atende a nossa cidade. Essa é a linha de cuidado que o Prefeito entendeu ser necessária, não só de um exame, mas sim de uma linha de cuidado completa para as mulheres.'


As mamografias marcadas com data até a próxima semana, ainda serão realizadas no Hospital São José e, a partir do dia 13, todos os procedimentos, consultas e exames marcados pela rede SUS serão realizados no novo ponto da mamografia municipal.  A reforma da recepção e das novas salas de exame fazem parte das obras de melhorias no Centro de Saúde da Várzea, que contemplam os consultórios, salas de atendimento e imunização. A restauração da unidade foi dividida em três etapas para não interromper os atendimentos da unidade e agora, com a conclusão dessa primeira fase, a revitalização segue para outras dependências do CES.



Fotos: Bruno Nepomuceno


Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional do Turismo
  • Dia de Santa Inês de Praga
  • Dia de São Simplício
  • Dia do Anjo Poiel
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ