Teresópolis acaba de conquistar o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), um reconhecimento pela excelência do trabalho da Gestão Municipal no acesso à informação sobre os dados públicos. É a posição mais alta do ranking do programa, liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
O desempenho da gestão do Prefeito Vinicius Claussen subiu expressivamente. Passou de 65,43% em 2022 para 78,71% em 2023, alcançando 98,37% no índice do Radar da Transparência Pública 2024. Essa evolução destaca Teresópolis em 3º lugar no Estado do Rio de Janeiro, em 11º lugar na Região Sudeste e na 96ª posição a nível nacional.
Entre os critérios avaliados estão a divulgação de dados de receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, etc, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte.
'Trabalhamos muito com as equipes técnicas de vários setores da Prefeitura, principalmente das secretarias municipais de Controle Interno e de Ciência e Tecnologia, para avançar no ranking e tornar Teresópolis um dos municípios mais transparentes do Estado. A conquista do Selo Diamante demonstra que seguimos no rumo certo', comemora o Prefeito Vinicius Claussen.
O Radar é uma ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado em conjunto com os demais Tribunais de Contas e outras entidades.O radar está disponível em https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html