Prefeitura de Teresópolis e Senac formam 69 profissionais na área de Gastronomia

Em 07/02/2020 às 18h01

Formatura acontece na próxima terça, 11, no Sesc Alpina
Os alunos da Unidade Móvel de Gastronomia do Senac RJ em Teresópolis concluíram três meses de qualificação profissional e receberão suas certificações na próxima terça-feira (11), às 11h, no Sesc Alpina, no bairro Golfe. Os cursos ofertados à população de Teresópolis compõem o projeto 'Emprega Terê', pacote de medidas criado pela Prefeitura para incentivar a geração de empregos e renda em Teresópolis.
A iniciativa também auxilia a amenizar um dos desafios enfrentados pelo SINE, que diariamente recebe pessoas com pouca qualificação para inserção ou reintegração no mercado de trabalho. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social.
'A formatura desses alunos de Gastronomia é uma vitória para todos os envolvidos! O nosso programa 'Emprega Terê', com viés de capacitação profissional para melhorar a empregabilidade de jovens e adultos que buscam uma vaga de emprego e também para dar oportunidade a quem quer se formalizar como microempreendedor e montar sua própria empresa. Todo o trabalho é feito em parceria com o Sesc e o Sebrae', o Prefeito Vinicius Claussen.
Todos os formandos já sairão com Carteira de Trabalho e que já houve ao menos cinco alunos formados, dentre os 69 da turma, que já foram empregados. Os empresários que desejam ter acesso ao currículo dos recém-formados podem procurar a Secretaria de Trabalho.
Os cursos promovidos foram: Salgados para festas, Doces para festas, Bases de Confeitaria, Fabricação de Massas, Técnicas de Pizzaiolo e Preparo de Pães Tradicionais. Durante a cerimônia os alunos apresentarão fotos dos pratos elaborados com base nas técnicas aprendidas em sala de aula.
O evento contará com a presença do Prefeito Vinícius Claussen, do Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, do diretor regional do Senac RJ, Sergio Arthur Ribeiro da Silva, e de representantes do Sincomércio Teresópolis, entre outras autoridades.
Emprega Terê
O público-alvo do Emprega Terê são jovens e adultos cadastrados e atendidos pelos nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município. Ao todo, foram contratadas 400 vagas com o Senac, 400 com o Senai e outras 444 foram ofertadas em contrapartida social pelo Sistema S.  A contratação do SENAC e do SENAI, instituições de referência em qualificação profissional, é feita com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, com autorização do Conselho Municipal de Assistência Social.
No projeto, o Senac RJ oferece cursos nas áreas de Gastronomia, Beleza, Administração e Gestão, Moda, Turismo e Hotelaria e Design e Decoração; que têm duração média de 3 meses, carga horária de 72 a 200 horas e requerem idade mínima de 16 anos. O projeto inclui ainda o curso 'Empregabilidade e Mercado de Trabalho', oferecido para jovens a partir de 14 anos, e palestras sobre empreendedorismo promovidas pelo Sebrae.
Gastronomia
O mercado de Gastronomia é promissor no Brasil mesmo em tempos de incertezas na economia. Além de ser um segmento profissional amplo, que abrange não apenas restaurantes, mas também lanchonetes, bares, bufês para festas e eventos, cantinas escolares e de empresas, a Gastronomia também proporciona, ao profissional capacitado, a chance de geração de renda extra ou mesmo do empreendedorismo, podendo ser um caminho para a conquista da autonomia profissional.
Unidades Móveis do Senac RJ
As Unidades Móveis Senac RJ são carretas-escola que levam cursos profissionalizantes a comunidades em todo o Estado do Rio de Janeiro, ampliando a cobertura regional da instituição, prioritariamente em localidades menos favorecidas. As aulas são ministradas em um moderno ambiente de aprendizagem, equipado com materiais específicos das áreas de formação oferecidas: Informática, Gastronomia e Beleza.
Senac RJ
O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 74 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 39 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.
Serviço:
Formatura Alunos da Unidade Móvel de Gastronomia em Teresópolis

Local: Sesc Alpina – Rua Cândido Portinari, 837 ? Golfe

Data: 11 de fevereiro, (terça-feira)

Horário: 11h

Fotos: Ascom/PMT

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Aniversário de Salvador (BA)
  • Aniversário de Curitiba (PR)
  • Dia de Santo Eustáquio
  • Dia de São Constantino
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ