Teresópolis, RJ, 05/11/2025. Bem-vindos!

Seleção e Consulta para Gestão Escolar: Participação Significativa da Comunidade em Consulta

Em 05/11/2025 às 16h44

Seleção e Consulta para Gestão Escolar: Participação Significativa da Comunidade em Consulta

A 3ª etapa do Processo Seletivo e Consultivo para a escolha das novas equipes de gestão das escolas municipais (para o período de 2026 a 2028) foi concretizada nesta quarta-feira, dia 5. A Consulta à Comunidade Escolar registrou um número expressivo de participantes, incluindo estudantes, pais, responsáveis, docentes e funcionários das instituições de ensino da rede municipal.

'Nosso processo de consulta às comunidades escolares obteve grande êxito, com uma participação notável de alunos, famílias e profissionais da área da Educação! Expresso minha gratidão a todas as comissões escolares, que se dedicaram voluntariamente a este processo. Desejo que as novas equipes de gestão das escolas tenham uma administração profícua e repleta de realizações!', declarou a secretária de Educação, Carla Rabello.

A fase de consulta à comunidade foi conduzida por meio de votação direta, secreta e opcional. Estiveram aptos a votar alunos com idade igual ou superior a 12 anos; pais ou responsáveis por alunos menores de 12 anos; membros do Magistério Público Municipal em exercício efetivo na unidade escolar; professores que integram a carreira do Magistério mencionado; e servidores públicos em exercício efetivo na unidade escolar, com exceção daqueles que não fazem parte do quadro permanente de servidores da PMT.

Após a homologação do resultado final de todas as etapas do processo pela Comissão Central, o Prefeito emitirá o ato de designação dos diretores e auxiliares de direção selecionados.

Resultados:

- 6 e 7/11 – Entrega dos resultados oficiais para a Comissão Central
- 10 e 11/11 – Período de recurso etapa II
- 13/11 – Publicação dos resultados oficiais
- 14 a 19/11 – Período de transição
- 1º/01/2026 – Ato de designação dos gestores e início dos trabalhos

Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação


Ver todas as notícias de Teresópolis e Região