Projeto da Defesa Civil Municipal vai ajudar as pessoas a recuperarem suas casas interditadas fora de áreas de risco

Em 04/05/2021 às 18h01

Projeto da Defesa Civil Municipal vai ajudar as pessoas a recuperarem suas casas interditadas fora de áreas de risco

Batizada de 'Engenharia do Bem', iniciativa vai oferecer acompanhamento técnico gratuito para quem não possui recursos para contratar serviços de engenheiro


Marcado para o dia 14/05 o lançamento do projeto 'Engenharia do Bem', iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Civil dentro do plano de gestão do Prefeito Vinicius Claussen. A proposta é oferecer acompanhamento técnico às pessoas que residem fora de áreas de risco e que têm suas casas interditadas, mas que não possuem recursos para contratar os serviços de um engenheiro para a desinterdição do imóvel, dentro das exigên cias do Decreto Municipal 4.846/2017.


Seguindo o previsto no Estatuto das Cidades, a Lei Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei 11.888/2008) e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal 12.608/2012), o 'Engenharia do Bem' é um programa de ações urbanístico-sociais, de engenharia e de geologia que pretende assegurar o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.


“Esse projeto visa colaborar para que as pessoas que tiveram que deixar suas casas possam fazer as reformas necessárias para retornar de forma segura e digna. São mais de 3 mil famílias que terão a oportunidade de recuperar seus lares. Sem dúvida, um grande ganho social para as famílias de Teresópolis”, afirma o Prefeito Vinicius Claussen.


'São casas que não estão em áreas de risco e por isso os proprietários não são contemplados pelo programa de aluguel social. O 'Engenharia do Bem' vem para suprir essa demanda, ajudando os moradores a recuperarem suas residências. Vamos reunir os presidentes de associações de moradores para apresentar a iniciativa e explicar como vai funcionar', destaca o Coronel Albert Andrade, secretário municipal de Defesa Civil.


A proposta de implantação do 'Engenharia do Bem' ainda no 1º semestre de 2021 foi apresentada de forma resumida no dia 27 de fevereiro, durante o 1° Encontro de Líderes Comunitários com a Defesa Civil. Realizado no auditório da Igreja Lagoinha, na Várzea, o evento reuniu representantes de associações de moradores da cidade e do interior.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional do Guia de Turismo
  • Dia da Cavalaria
  • Dia da Cozinheira
  • Dia de Santo Antônio de Florença
  • Dia do Campo
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ