Projeto social de percussão do Monobloco na Escola Municipal Manoel Medeiros encerra ano com grande celebração
Em 17/11/2025 às 13h10

A Escola Municipal Manoel Medeiros Sobrinho foi palco de um dia memorável com a celebração de encerramento anual do projeto social 'Percussão: A energia que transforma vidas'. O evento foi marcado por belas e vibrantes apresentações musicais, protagonizadas pelos estudantes participantes e pelos professores Fernando Clark e Arthur Fernandes, que conduziram as oficinas ao longo do ano. A coordenação do projeto esteve a cargo de Ernani Cal, um percussionista altamente talentoso que integra o Monobloco desde 2005.
Realizado na última sexta-feira, dia 14, o encontro festivo celebrou o percurso musical dos jovens talentos da instituição. O público contou com a presença de familiares dos alunos, colaboradores da escola, a equipe administrativa e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os estudantes demonstraram suas habilidades recém-adquiridas, executando cativantes ritmos da música brasileira, incluindo:
- 'Minha jangada vai sair pro mar'
- 'Não deixe o samba morrer'
- 'Segue em frente não se apavora'
- 'Garota Nacional'
- 'Eu quero é botar o meu bloco na rua'
"Começamos com um projeto-piloto envolvendo 12 alunos, e a Fundação COGE nos proporcionou a chance de contar com o Monobloco e a Alterdata como parceiros, permitindo a expansão do número de estudantes atendidos", afirmou Cristina Mosqueira Rocha, diretora da escola. "Ao longo de cinco anos, mais de 120 alunos foram beneficiados por esta iniciativa fantástica, que enriquece a escola com conhecimento musical e muita alegria!" A diretora também expressou sua gratidão pela presença de familiares dos estudantes, da equipe da SME — composta por Márcia Maria Tavares, Simone Monteiro e Fabiana Veiga —, da vereadora Profª Amanda, do representante da Fundação COGE, Jorge Nunes, e do músico do Monobloco, Pedro Quental.
"É meu segundo ano nesta apresentação de encerramento anual. Nós nos apresentamos em todo o país, e promover ações sociais que levam música e cultura às crianças é parte essencial de nossa função como artistas; não podemos jamais perder isso. É simplesmente maravilhoso ouvi-los tocar tão bem após um período tão curto de aprendizado!", declarou Pedro Quental. O renomado cantor, compositor e produtor musical, amplamente conhecido como a voz por trás de grandes êxitos do Monobloco, como 'Do Leme ao Pontal' e 'Descobridor dos Sete Mares', destacou a importância do projeto.
Ernani Cal, o coordenador do projeto, fez questão de ressaltar a relevância da música no cotidiano das pessoas. "O projeto tem amadurecido consideravelmente. Iniciamos na escola em 2019, fizemos uma pausa necessária durante a pandemia, e retornamos com força total! Os impactos da música no ser humano são tão profundos que ainda não conseguimos mensurá-los por completo. É uma atividade que contribui para a formação do indivíduo, desenvolvendo o pensamento matemático, o contexto histórico e cultural. A música, de fato, salva vidas!", observou o músico. Ele é integrante do Monobloco, o célebre bloco de carnaval que, desde o ano 2000, encanta as ruas do Rio de Janeiro, mesclando samba, funk, marchinhas e outros ritmos, tudo executado com a energia dos instrumentos de escola de samba.
O projeto 'Percussão: A energia que transforma vidas' é fruto de uma colaboração entre a Fundação COGE – Agregando Conhecimento e o Monobloco. Sua realização conta com o valioso apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Manoel Medeiros Sobrinho, além de parcerias com a Alterdata, Autotec Tempero com Arte e Umbrella Films.
Fotos: Jonathan Martins
Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região







