Alunos da Escola de Música de Teresópolis finalizam ano letivo de 2025 com apresentações de gala
Em 10/12/2025 às 12h54

Nos dias 8 e 9 de dezembro (segunda e terça-feira), os estudantes dos cursos gratuitos oferecidos pela Escola Municipal de Música Giordano Loques Marrelli – que funciona como um polo avançado da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis – foram recebidos com entusiasmo em seus recitais de fim de ano. As apresentações marcaram o encerramento do ano letivo de 2025.
Demonstrando uma mistura de orgulho e um certo nervosismo, os jovens talentos ocuparam o palco da Casa de Cultura Adolpho Bloch (CCAB). Alguns foram acompanhados por seus mestres, enquanto outros optaram por solos, todos exibindo as habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do período letivo.
Participaram dessas exibições alunos matriculados nos programas de Musicalização Infantil, Iniciação em Música, Formação Musical e Vivência Musical na Melhor Idade.
O subsecretário municipal de Cultura, Arnaldo Almeida, ressaltou a importância da iniciativa. "É um privilégio para Teresópolis contar com um polo de uma instituição tão renomada como a Villa-Lobos, que oferece um curso formal de música com duração de três anos. Esta semana, as apresentações de encerramento do ano letivo, com os alunos de cada módulo, proporcionaram uma experiência de palco de grande valor para os estudantes. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho", declarou.
Para a próxima quinta-feira, dia 11, está agendada a cerimônia de formatura de 11 estudantes que concluíram o 3º ano dos cursos de Iniciação em Música (Módulo I) e Formação Musical (Módulo II). O evento ocorrerá na CCAB, com início previsto para as 17h.
Sobre a instituição: Como polo da Escola de Música Villa-Lobos na cidade, esta unidade da Secretaria Municipal de Cultura está localizada no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Av. Oliveira Botelho, 210/sobreloja), no bairro Alto. A Escola Municipal de Música encerra o ciclo de 2025 com aproximadamente 100 alunos, que estão matriculados nos cursos de Musicalização Infantil, Iniciação em Música (Módulo I), Formação Musical (Módulo II) e Vivência Musical na Melhor Idade.
Laços musicais: Além dos vínculos familiares, a paixão pela música fortalece a conexão entre o jovem Logan Rodrigues, sua mãe, a técnica de enfermagem Ana Paula Rodrigues Lopes, e sua avó, a manicure Marinete Rodrigues. Os três fazem parte do corpo discente do curso de Formação Musical (Módulo II).
"As aulas são excelentes, os professores são muito bons e as vivências na escola são maravilhosas", compartilhou Logan, que se dedica ao aprendizado do violino. Ana Paula, por sua vez, complementou: "Minha mãe e meu filho já frequentam as aulas há dois anos, e eu me juntei à turma de teclado este ano. Adoro fazer parte deste grupo". A avó, Marinete, finalizou, destacando a sinergia familiar: "É muito interessante poder praticar em casa com meu neto e sermos uma motivação um para o outro. Às vezes, o desânimo aparece, mas nos lembramos de ser um bom exemplo e perseveramos. É uma experiência muito gratificante."
Fotos: Jorge Maravilha.
Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região










