'Restaure nossa Terra': área do Mirante da Granja Guarani vai receber mudas de árvores em comemoração pelo Dia da Terra

Em 20/04/2021 às 10h01

'Restaure nossa Terra': área do Mirante da Granja Guarani vai receber mudas de árvores em comemoração pelo Dia da Terra

Com apoio da Prefeitura, ação acontece nesta quinta, 22 de abril 


Pau-Brasil, Aroeira Vermelha, Bracatinga, Quaresmeira, Sibipiruna e Pindaíba-do-Brejo. Estão são algumas das 20 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica que serão plantadas nesta quinta-feira, 22/04, no entorno do Quiosque das Lendas, também conhecido como Mirante da Granja Guarani, para marcar o Dia da Terra, que em 2021 tem como tema 'Restaure nossa Terra'. A Ação Verde será um ato simbólico, devido às medidas restritivas em vigor por conta da pandemia.


Doadas pelo Horto Municipal, as mudas serão plantadas em espaços definidos pela paisagista Denise Marques, que atua junto à Divisão de Parques e Jardins/Secretaria Municipal de Serviços Públicos e à Secretaria de Meio Ambiente, e pela arquiteta Christiane Ammon, autora do projeto de restauração do Mirante proposto pelo Instituto Cultural Cidade Viva. A Secretaria Municipal de Cultura busca apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para resgatar o projeto de restauro do Quiosque das Lendas, patrimônio histórico, cultural e ambiental de Teresópolis tombado pelo Inepac ? Instituto Estadual do Patrimônio Cultural-RJ.


Coordenada pelo Programa Atitude Legal Necessária, a organização não governamental Prima.Org e Projeto Humano Novo, a mobilização tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos/Divisão de Parques e Jardins. A ação tem ainda o apoio das seguintes instituições: EARTH DAY.ORG – América Latina; SOS MATA ATLÂNTICA/SP; Effect Sports/RJ; Instituto LIMPA BRASIL/SP; Instituto LIXO ZERO/SC; Instituto TEORIA VERDE/MT; Instituto ROUTE Brasil/RJ; MCT ? Movimento Conservacionista Teresopolitano/RJ; União das Associações de Moradores/UAM.


A data


O Dia da Terra é comemorado anualmente em 22 de abril e foi criado para conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger o planeta.  Também chamada de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, a data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1970, quando o senador americano Gaylord Nelson (1916-2005) organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.


Plantios de mudas nativas, alertas para o uso consciente dos recursos naturais, incentivo à reciclagem e à reutilização de materiais que podem ser reaproveitados e realização de mutirões verdes são algumas ações que costumam ser promovidas nesta data, como forma de reflexão sobre a urgência de preservar o Planeta Terra para as futuras gerações.


Foto: Divulgação


Uma das mudas de pau-brasil do Horto Municipal que será plantada no Dia da Terra

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Aniversário de Salvador (BA)
  • Aniversário de Curitiba (PR)
  • Dia de Santo Eustáquio
  • Dia de São Constantino
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ