Filme ‘Rio de Clarice’, Rodado Integralmente em Teresópolis, Terá Estreia no Teatro da Feso na Próxima Sexta-feira
Em 24/11/2025 às 11h56

O longa-metragem “Rio de Clarice”, uma produção cinematográfica inteiramente rodada em Teresópolis, está marcado para estrear no Teatro da Feso (Av. Alberto Torres, nº 11 – Alto) na próxima sexta-feira, dia 28. A sessão inaugural, agendada para as 14h, contará com a participação de mais de 300 estudantes da Rede Municipal de Ensino, convidados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. O filme, que tem 81 minutos de duração, é uma adaptação de cinco contos da renomada escritora Clarice Lispector. Entre os convidados especiais para a estreia, estarão presentes a biógrafa de Clarice, Teresa Montero, e a diretora Nicole Algranti, que também assina o roteiro.
A secretária de Educação, Carla Rabello, enfatiza a relevância do evento, declarando que, “além de proporcionar uma porta de entrada para a cultura literária e cinematográfica, este projeto ressalta o papel central de Teresópolis, que serviu como pano de fundo para todas as filmagens”. Ela acrescenta que o Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT) foi um dos pontos escolhidos para as cenas do longa.
As cinco narrativas de Clarice Lispector que inspiraram a produção cinematográfica foram dirigidas por um quinteto de cineastas mulheres, com cenários distribuídos por diversas áreas urbanas e rurais da cidade:
- Feliz Aniversário – Direção: Maria Luiza Aboim. Locais: Sobrado Histórico José Francisco Lippi (Venda Nova – área rural).
- Mal-estar de um Anjo – Direção: Eunice Gutman. Locais: Vias do bairro do Alto e Alterdata Software (Várzea).
- A Bela e a Fera – Direção: Nicole Allgranti. Locais: Rodoviária de Teresópolis (Centro) e bairro Agriões de Dentro (área rural).
- Preciosidade – Direção: Bárbara Kahane. Locais: Ruas da cidade e Centro Educacional Helena de Paula Tavares (bairro Araras).
- Amor – Direção: Taciana Oliveira. Locais: Parque Nacional da Serra dos Órgãos e bairro Granja Guarani.
A produção do filme ficou a cargo das empresas teresopolitanas Aboim Produções e Artes e Taboca Produções Artísticas, ambas registradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e com mais de três décadas de expertise no setor audiovisual. Ao longo de nove semanas de filmagem, o projeto injetou um significativo impulso na economia local, beneficiando segmentos como aluguel de veículos e transportes, hotelaria, alimentação, restaurantes, locação de imóveis e postos de combustível, entre outros. O longa-metragem tem previsão de lançamento em salas de cinema, participação em festivais nacionais e internacionais, além de distribuição por meio de canais de streaming.
Elenco
A equipe de produção, predominantemente feminina, foi composta por profissionais do Rio de Janeiro e por um grande número de talentos contratados localmente em Teresópolis, o que não só movimentou recursos na cidade, mas também proporcionou um valioso aprendizado na realização de um filme de ficção. O elenco reúne nomes conhecidos do público e figuras de destaque no cenário artístico nacional, como Letícia Spiller, Louise Cardoso, Lucélia Santos, Bia Sion, Júlio Levy, Letícia Isnard, Guida Viana, Freddy Ribeiro, Gabrielle Farias, Bruno Barbosa, Dora Pellegrino, Madhya e Ilana Progrebinschi, Ana Chagas, Luiz Octávio Moraes, Luiz Ramalho, Karolyna Mendes, Flávio Bauraqui, Duaia Assumpção e Hugo Benemer. Esses artistas se unem a atores locais talentosos, incluindo Beto Corrêa, Pedro Menezes, Marcus Wolf, Matheus Januário, Rafael Araújo, Tiago Dumard, Ayrton Rebello, Elvira Helena, Vitor Arcanjo, Andrea Sant´Anna, Marcus Vinicius Vianna, Layane Pavão, Dion Domingues, Pedro Soares, Leonardo Pergaminho, Júlia Girassol, Guilherme Rocha, Jany Dias, Fernanda Pieri, Ramon Amaral e Rickelmy Araújo.
Parcerias e apoio
Os produtores afirmam que a concretização deste projeto em Teresópolis foi viabilizada pelo suporte crucial de diversas entidades e iniciativas. Entre os principais parceiros, destacam-se o Ministério da Cultura/Governo Federal, a Secretaria de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, a Lei Paulo Gustavo, a Prefeitura de Teresópolis – por intermédio das secretarias municipais de Cultura (incluindo a Casa de Cultura Adolpho Bloch) e de Segurança Pública (com a Guarda Civil Municipal) –, o Centro Cultural Feso Pro Arte, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e empresas como Alterdata, Águas da Imperatriz, Maria Torta, Hotel Athos, Pousada Botânia, Ecobio, Dover Roll, Werner Tecidos, Padaria Lavoro e Molduraria RZ & Filhos.
Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região
