Teresópolis, RJ, 25/09/2025. Bem-vindos!

Saeb: Educação divulga informações sobre a avaliação nacional e destaca importância da participação dos alunos

Em 25/09/2025 às 16h52

No momento, você está visualizando Saeb: Educação divulga informações sobre a avaliação nacional e destaca importância da participação dos alunos
Compartilhar:

Provas serão aplicadas no período de 20 a 31 de outubro

A Secretaria Municipal de Educação segue com o movimento de mobilizar os alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental para que participem do Saeb 2025. O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas que tem o objetivo de traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos. As aplicações do Saeb acontecem no período de 20 a 31 de outubro de 2025 em todos os estados brasileiros.

''O Saeb  é uma avaliação nacional realizada a cada dois anos em todas as escolas públicas do nosso país. Como ela envolve os nossos alunos, estamos realizando essa reunião para incentivar que eles participem das avaliações do Saeb. Nosso objetivo é que eles entendam a importância dessa prova para a realização individual, para a escola onde eles estudam e para o nosso município!', enfatizou a secretária de Educação, Carla Rabello, pontuando que o engajamento de alunos e familiares, professores e equipes gestores é fundamental para que o maior número de estudantes participem das provas do Saeb.

Confira informações importantes sobre o Saeb

O que é e para que serve o Saeb?

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas que têm o objetivo de traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos. Participam da avaliação alunos do 2º, 5º e 9º ano do Fundamental.

Além da avaliação (testes), são aplicados questionários à comunidade escolar, buscando contextualizar socioeconomicamente os dados. Neste ano, pela primeira vez, incluirá as famílias dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, que responderão aos questionários sociais.

Os resultados compõem a nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ao lado dos dados de fluxo escolar  (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar.

As informações obtidas fornecem dados para produzir indicadores educacionais e subsidiar a criação, o acompanhamento e o aprimoramento de políticas públicas. Para as escolas, os resultados permitem mapear pontos de desenvolvimento.

Aplicação dos testes e divulgação dos resultados

As aplicações do Saeb acontecem no período de 20 a 31 de outubro de 2025 em todos os estados brasileiros. Uma instituição aplicadora agenda a data com as escolas participantes.

Os resultados preliminares (6 a 10/7/2026) e finais (a partir de 28/8/2026) serão disponibilizados no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)

Quem participa do Saeb?

Estudantes do 2º ano do Fundamental participam de testes amostrais de Língua Portuguesa e Matemática;

Estudantes do 5º e 9º anos realizam testes de Língua Portuguesa e Matemática, além de testes amostrais de Ciências da Natureza e Ciências Humanas;

Participação dos estudantes com deficiência

Para que o atendimento especializado seja garantido, a escola precisa ter atualizado o cadastro do aluno no Censo Escolar.

Avaliação da Educação Infantil

Na Educação Infantil, não há testes com as crianças, mas as unidades preenchem questionários. O objetivo é avaliar a Educação Infantil em escolas públicas, privadas e conveniadas. A participação das escolas é amostral e a matriz de referência é alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Se preparando para o Saeb

Aplicação de simulados curtos ou testes diagnósticos nas turmas e, em seguida, comparar os resultados obtidos com os descritores do Saeb.

Isso vai permitir identificar as habilidades em que os alunos apresentam mais dificuldade e que, portanto, necessitam de intervenção imediata.

Com base nessas informações, é possível criar planos de recuperação paralela ou apoio pedagógico, direcionados às necessidades de cada turma.

Fonte: PMT


Ver todas as notícias de Teresópolis e Região