Teresópolis, RJ, 21/10/2025. Bem-vindos!

Secretaria de Saúde divulga relatório sobre a qualidade da água das principais fontes de Teresópolis

Em 21/10/2025 às 17h00

Secretaria de Saúde divulga relatório sobre a qualidade da água das principais fontes de Teresópolis

A Secretaria Municipal de Saúde tornou público o laudo do exame microbiológico da qualidade da água, efetuado na última quinta-feira, dia 16, em 13 nascentes do município. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano da própria secretaria, as fontes Brahma, Taumaturgo, Tijuca e 7 Tanques foram consideradas inadequadas para o consumo.

Considerando que a qualidade da água pode oscilar devido a mudanças climáticas e nas condições do entorno das fontes, a recomendação aos usuários é sempre ferver ou filtrar a água, além de realizar a cloração antes de beber. Para isso, após a filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Aguarde 30 minutos antes de utilizar a água. Este procedimento está em conformidade com a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que estabelece as diretrizes para o controle e vigilância da qualidade da água destinada ao consumo humano e seus padrões de potabilidade.

A análise microbiológica da água das fontes da cidade é conduzida pela equipe do Programa Vigiágua, setor vinculado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Em cumprimento às determinações do Ministério da Saúde, o monitoramento é realizado periodicamente para assegurar que a água consumida pela população esteja em conformidade com os padrões e normas estabelecidas pela legislação em vigor.

Resultado do exame microbiológico das águas das fontes:

Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação


Ver todas as notícias de Teresópolis e Região