Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Chikungunya na Quinta Lebrão

Em 17/04/2019 às 18h00

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Chikungunya na Quinta Lebrão

Até o momento, Teresópolis tem 28 casos de Chikungunya confirmados na Quinta Lebrão. Outros três moradores de bairros diferentes tinham viajado recentemente para áreas endêmicas voltaram para a cidade contaminados pelo vírus. Diante dos números, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da doença na Quinta Lebrão, como a atividade realizada na última sexta (12), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil.


Além disso, o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos, frisou que as atividades de conscientização da população e de combate ao Aedes aegypti acontecem continuamente. 'Estamos trabalhando desde o ano passado no levantamento no índice de infestação do Aedes aegypti. Os dados foram passados para o governo estadual. E o próprio estado havia previsto que nesta época do ano iria acontecer no Rio de Janeiro o aumento da contaminação por Chikungunya. Então, a gente realiza ações contínuas de conscientização e de combate ao mosquito transmissor dessas doenças com o objetivo de diminuir esses índices'.


A Secretaria de Saúde já promoveu várias ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, na Quinta Lebrão, inclusive na ação, realizada na última sexta (12), agentes da Defesa Civil e funcionários de Serviços Públicos também participaram em parceria com os moradores. Foram encontradas máquinas de lavar inutilizadas e pneus e garrafas pet acumulando água, entre outros equipamentos e utensílios que se tornam criadouros do mosquito. Novas ações no bairro estão sendo programadas pela Secretaria de Saúde. Porém, a conscientização dos moradores sobre os cuidados com ambiente em que vivem é fundamental.


De acordo com o secretário de Saúde, o Zica Vírus não está circulante no momento. Conforme estudo feito, depois da campanha de vacinação contra a Febre Amarela diminuiu consideravelmente a infestação por Zica Vírus. Antonio Vasconcellos ressalta que Chikungunya é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome que provoca sintomas como febre, cansaço e fortes dores nas articulações.


Se a pessoa sentir algum dos sintomas descritos deve buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa ou uma unidade de pronto atendimento para ser medicada e passar pelo teste que confirma se está infectada ou não.


Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
  • Dia Mundial do Radioamadorismo
  • Dia Nacional do Livro Infantil
  • Dia da Doutrina Espírita
  • Dia de Allan Kardec
  • Dia de Monteiro Lobato
  • Dia de Santo Apolônio
  • Dia do Livro Espírita
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ