Seminário Estadual debate a atenção domiciliar de saúde em Teresópolis

Em 17/11/2023 às 18h01

Seminário Estadual debate a atenção domiciliar de saúde em Teresópolis


Compartilhar:

Evento reúne representantes do Ministério da Saúde e de 39 municípios no Clube Comary


Com realização da Prefeitura de Teresópolis/Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde/Programa Melhor em Casa, acontece nesta sexta-feira, 17/11, o II Seminário Estadual da Atenção Domiciliar. O objetivo é debater o acolhimento dos pacientes em domicílio, as boas práticas, os desafios e avanços da área. Direcionado aos profissionais da área, o evento reúne representantes do Ministério da Saúde e de 39 municípios fluminenses até as 17h, no Clube Comary, na Granja Comary.


'Esse evento demonstra o crescimento e a excelência do nosso Serviço de Atenção Domiciliar, criado em 2019. Graças ao Prefeito Vinicius Claussen, a equipe do SAD foi ampliada e hoje são mais de 20 profissionais prestando atendimento domiciliar humanizado e melhorando a qualidade de vida de pacientes do SUS. O serviço contribui com a desospitalização e melhora todo o fluxo da rede de saúde pública. Parabenizo a todos os profissionais do SAD', pontuou a secretária municipal de Saúde de Teresópolis, Dra. Clarissa Rippel Bonson Guita, na abertura do seminário, acompanhada da subsecretária municipal de Atenção à Saúde, Michelli Pinto Nogueira, e equipe.


Coordenadora geral do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, Mariana Borges iniciou a programação abordando os desafios e avanços da Atenção Domiciliar no Brasil. 'O programa nacional foi criado em 2011, é uma experiência muito engrandecedora para os pacientes que precisam de cuidados mais intensivos e que são atendidos em suas casas. A iniciativa vem se mantendo ao longo desses anos, ao contrário de muitas que foram descontinuadas, graças às equipes, que vestem a camisa e todo dia exercitam o seu lado mais humano, além do profissional', destacou.


De acordo com a coordenadora do SAD Teresópolis, enfermeira Sandra Santos, Teresópolis foi convidada pelo Ministério da Saúde para sediar o II Seminário Estadual da Atenção Domiciliar. 'Hoje temos no evento representantes de 39 municípios do estado do Rio de Janeiro que compõem a rede do Serviço de Atenção Domiciliar do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde. Graças à dedicação desses gestores, pacientes fora do quadro de agodizados podem sair dos hospitais, o que libera leitos para atender outras demandas mais urgentes', pontuou.


Desde junho de 2019 a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), para atendimento especializado de pacientes do SUS previamente cadastrados dentro dos critérios do Ministério da Saúde. Atualmente, são três equipes atuantes, com quatro médicos, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, além de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e odontólogos assistindo cerca de 130 pacientes, com uma média de 50 atendimentos semanais.


Fotos: Bruno Nepomuceno.


19, 20,22: Secretária municipal de Saúde de Teresópolis, Dra. Clarissa Rippel Bonson Guita, abre o II Seminário Estadual da Atenção Domiciliar


26, 28: Profissionais de saúde participam do II Seminário Estadual da Atenção Domiciliar


27: Coordenadora geral do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, Mariana Borges fala sobre desafios e avanços da Atenção Domiciliar no Brasil


 



Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro
  • Dia Internacional da Proteção Civil
  • Dia Mundial de Zero Discriminação
  • Dia Pan-Americano de Turismo
  • Dia das Crianças Doentes
  • Dia de Santa Eudóxia
  • Dia de Santo Albino
  • Dia de São David
  • Dia do Anjo Mebahiah
  • Dia do Turismo Ecológico
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ