Simulado de desocupação em escola municipal marca o Dia de Redução de Risco e Desastres em Teresópolis

Em 29/11/2019 às 14h00

Um exercício simulado de desocupação de edificação realizado nesta sexta-feira, 29, mobilizou cerca de 150 alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Sebastião Mello, no Rosário.
A ação educativa marcou o Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, celebrado em 29 de novembro, e foi coordenada pelo 16º Grupamento de Bombeiro Militar, com a participação da Defesa Civil Municipal, do 30º Batalhão de Polícia Militar, da Secretaria de Educação e do Centro de Referência de Assistência Social do Barroso.
'Foram seguidos os cinco passos de desocupação: contagem dos alunos pelos professores, toque da sirene pela diretora da escola simulando um evento real, formação de fila, saída das salas e caminhada até o ponto de encontro, no pátio do colégio, para recontagem dos estudantes. O objetivo é preparar a escola para que, caso aconteça uma situação real, todos saibam o que fazer e saiam com segurança', explicou a Capitão Adriana Bianchi, chefe de operações do 16º GBM.
O subsecretário de Defesa Civil, Coronel Albert, participou do simulado com sua equipe. 'Essas iniciativas são muito importantes, pois a cada novo treinamento alunos e professores ficar melhor preparados para evacuar a área de modo adequado e seguro numa situação real na escola'.
A mobilização de alunos, professores e funcionários para participar do exercício simulado ficou por conta da diretora, Bruna Carvalho. 'Precisamos orientar os alunos sobre o que fazer em um momento de risco. E os estudantes repassam para os pais o que deve ser feito numa situação de risco. O principal é desapegar das coisas materiais e sair para um local de segurança. Isso é preservação da vida'.
Fotos: Jorge Maravilha
Avaliação do exercício simulado com os estudantes

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl (ONU)
  • Dia Mundial da Propriedade Intelectual
  • Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
  • Dia de São Pedro de Rates
  • Dia do Engraxate
  • Dia do Goleiro
  • Dia do Juiz da Justiça do Trabalho
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ