Teresópolis Alcança Marca Histórica na Criação de Novas Empresas
Em 22/01/2026 às 14h10

A cidade de Teresópolis atingiu um marco notável na criação de novos empreendimentos, conforme revelado por um recente levantamento da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). O município experimentou um expressivo aumento de 17,9% na abertura de empresas, passando de 883 em 2024 para 1.041 no ano seguinte. Esse acréscimo de 158 novas empresas em relação ao período anterior consolida Teresópolis como a 3ª cidade da Região Serrana e a 12ª em todo o estado no quesito potencial de crescimento, sinalizando uma vigorosa retomada do espírito empreendedor local.
Dentro das áreas de maior interesse para novos negócios, o setor de saúde se destacou consideravelmente. Em 2025, foram abertos 49 consultórios médicos, um salto em comparação aos 32 registrados em 2024. O segmento de psicologia e psicanálise também demonstrou força, com a abertura de 37 consultórios, enquanto a fisioterapia viu a inauguração de 26 novos estabelecimentos, ambos serviços que não constavam no levantamento do ano anterior.
Os serviços relacionados a escritórios apresentaram crescimento, evoluindo de 22 em 2024 para 26 no ano passado. Da mesma forma, o ramo de restaurantes e estabelecimentos similares expandiu de 25 em 2024 para 26 em 2025.
'São novos negócios que fortalecem a nossa economia, gerando emprego e renda pra nossa gente', celebrou o Prefeito Leonardo Vasconcellos. 'Em março de 2025 nós inauguramos o Centro de Atendimento ao Empreendedor, órgão que funciona como facilitador para o micro e o pequeno empreendedor. Vamos continuar buscando parcerias com as instituições que trabalham pelo engrandecimento de Teresópolis'.
O Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), localizado em anexo à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, no primeiro piso da Prefeitura, é o resultado de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Teresópolis e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). A iniciativa conta ainda com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).
O órgão disponibiliza atendimento gratuito para empreendedores em situação de hipossuficiência, oferecendo serviços como baixa de CNPJ, consulta de situação cadastral de empresas, distrato, orientações sobre Microempreendedor Individual (MEI) e emissão de certidões online, além de outros serviços da Jucerja.

Foto: Arquivo_crédito Bruno Nepomuceno
Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região
