Teresópolis contra a Dengue: prefeitura intensifica ações de prevenção à doença

Em 01/02/2024 às 18h01

Teresópolis contra a Dengue: prefeitura intensifica ações de prevenção à doença


Compartilhar:

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e enfrentamento ao mosquito da dengue. Devido ao aumento de casos da doença em todo o Brasil, inclusive em Teresópolis, as equipes da vigilância sanitária estão intensificando o trabalho de fiscalização em locais com possíveis focos e realizando visitas domiciliares para alertar a população sobre o tema.


De dezembro de 2023 a janeiro de 2024 foram identificados 40 casos suspeitos e 17 confirmados de dengue em Teresópolis, número maior do que foi registrado durante todo o ano de 2023, onde tivemos 33 casos suspeitos e 18 confirmados. Todos os casos confirmados no município foram registrados como casos leves, não havendo nenhuma internação em decorrência da doença.


Visando ampliar as equipes de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, em setembro de 2023 o Executivo enviou projeto de lei à Câmara Municipal para realizar processo seletivo e contratar agentes de combate a endemias. Porém, o projeto foi rejeitado pelo legislativo.


As medidas de prevenção devem ser realizadas por toda a população durante todo o ano e intensificadas no verão, período com maior volume de chuvas e consequentemente maior proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em água parada. A população também pode ajudar os agentes de saúde, enviando denúncias de possíveis focos de dengue através da Ouvidoria Geral, pelo 162, aplicativo eOuve ou pelo Whatsapp da TIA (21) 2742-8264.


Pessoas que apresentarem sintomas como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo podem procurar as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) nos bairros do Alto, Araras, Barra, Beira linha, Parque Ermitage, Fonte Santa, granja Florestal, Granja Guarani, Meudon, Pimenteiras, Pimentel, Quinta Lebrão, Rosário, Vargem Grande e Venda Nova. A população também pode procurar as Unidades Pronto Atendimento, que funcionam 24h por dia, como a Unidade de Cuidados Intermediários em Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro; SPA Bonsucesso e a UPA 24h.


Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Criação do Ministério das Comunicações (1967)
  • Criação do Ministério do Interior (1889)
  • Criação do Ministério dos Transportes (1967)
  • Dia de São Sebastião de Aparício
  • Dia de São Tarásio
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ