Teresópolis Busca Fortalecimento em Capacitação Estadual para seu Plano Municipal da Mata Atlântica
Em 18/12/2025 às 11h27

Em 10 de dezembro de 2025, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis marcou presença na conclusão do Programa de Mentoria aos Municípios, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Realizado no Auditório do Tribunal de Justiça, no Rio de Janeiro, o evento congregou cerca de cem municipalidades fluminenses que estão desenvolvendo seus Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA).
A presença de Teresópolis neste programa evidencia o comprometimento da gestão municipal, através do Programa Teresópolis Sustentável, que articula iniciativas de conservação, educação ambiental e planejamento estratégico para o avanço socioambiental da localidade. Durante o ciclo de formação, membros da Secretaria de Meio Ambiente tiveram acesso a capacitações tanto remotas quanto presenciais, ministradas pela Universidade do Ambiente, uma entidade vinculada ao INEA, com o propósito de fortalecer a administração pública ambiental e incentivar políticas educativas com potencial de transformação.
Plano Municipal da Mata Atlântica: Uma Conquista que Vira Ferramenta Pedagógica
Teresópolis demonstrou pioneirismo: o PMMA do município já foi ratificado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Este plano se configurará como um recurso estratégico para a educação ambiental local, direcionando esforços de conservação, recuperação e mobilização comunitária ao longo dos próximos anos.
‘Estar inserido nesta mentoria representou a abertura de um portal para o aprendizado contínuo. Levamos para Teresópolis não apenas subsídio técnico, mas igualmente inspiração para aprimorar nossas diretrizes ambientais, em particular na implementação de nosso Plano da Mata Atlântica, que já é uma conquista consolidada na cidade’, declarou Marcelo Rodrigues, assessor jurídico da SMMA e especialista em Gestão de Recursos Hídricos.
‘A conscientização ambiental possui a capacidade de alterar panoramas. Ao integrar teoria, aplicação prática e participação da comunidade, estabelecemos uma rede de proteção ao meio ambiente que tem início nas instituições de ensino e se propaga por toda a coletividade’, salientou Beatriz Tjäder, bióloga e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental da SMMA.
Além disso, o evento incluiu palestras proferidas por especialistas, sessões de intercâmbio de experiências entre os municípios participantes e uma exibição de banners que ilustravam os avanços dos PMMAs. Tais atividades enfatizaram a relevância da educação ambiental como uma política de Estado e como um elemento crucial para a conservação da Mata Atlântica em terras fluminenses.
Fotos: Gutto Rodrigues.
Fonte: PMT - Assessoria de Comunicação
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região



