Teresópolis terá campanha de vacinação contra febre aftosa em maio

Em 25/04/2020 às 10h01

Teresópolis terá campanha de vacinação contra febre aftosa em maio

Apesar da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai manter a campanha de vacinação contra febre aftosa. A meta é fazer com que o estado seja reconhecido como livre da doença sem vacinação. A primeira etapa será realizada de 1º a 31 de maio, quando serão imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades.  Os criadores deverão adquirir a vacina nas lojas que vendem produtos agrícolas e que são credenciadas junto ao Governo do Estado.
'O rebanho bovino do município é de 7.702 cabeças. A vacinação é obrigatória e de responsabilidade dos pecuaristas.  Estaremos de plantão para orientar os criadores sobre a campanha deste ano que, por conta das ações para enfrentamento do novo coronavírus, segue regras diferenciadas dos anos anteriores', explica Fernando Mendes, secretário de Agricultura de Teresópolis, acrescentando que a secretaria faz atendimento de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h, exclusivamente pelo telefone (21) 2644-6905 e também pelo e-mail agricultura@teresopolis.rj.gov.br.
Segundo Marcelo Queiroz, secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, serão tomadas todas as precauções determinadas pelo Ministério da Saúde. 'Em razão da pandemia do novo coronavírus vamos seguir as recomendações de medidas de prevenção adotadas pelo Ministério da Saúde, tomando todos os cuidados para que a vacinação ocorra satisfatoriamente e sem colocar em risco a saúde dos produtores rurais e dos servidores do serviço veterinário oficial. Agora é importante essa fase para conseguirmos ficar livres da vacina e, com isso, ampliar significativamente o mercado', informa Marcelo Queiroz.
Agentes da Defesa Agropecuária estadual farão vistorias e vão fiscalizar as lojas que comercializam a vacina. 'Apesar da situação atípica, essa fiscalização será mantida para garantir que o produto seja vendido com qualidade aos pecuaristas. As lojas estão sendo orientadas a buscarem meios de facilitar o acesso dos criadores à vacina e que os auxiliem na entrega da declaração de vacinação, sempre que possível. No caso dos produtores, como de costume, deverão adquirir a vacina utilizando caixas de isopor com gelo e adotar todas as medidas recomendadas para evitar a exposição ao risco de contágio', detalha Paulo Henrique de Moraes, superintendente da Defesa Agropecuária/Secretaria de Estado de Agricultura.
Declaração de vacinação
No estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, permitirá que o pecuarista faça o lançamento da sua própria declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC3.
Para comprovar a vacinação do seu rebanho, o criador deverá digitalizar ou tirar uma foto do formulário de Declaração preenchido e da Nota fiscal, depois enviar para o Núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo através do e-mail ndanovafriburgo.agriculturarj@gmail.com ou para o Whastapp (021) 98605-1198.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia de Santa Gisela da Baviera
  • Dia de São Guntrano
  • Dia do Diagramador e do Revisor
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ