Transparência: Painel Covid-19 ganha novas funcionalidades

Em 01/04/2021 às 18h01

Transparência: Painel Covid-19 ganha novas funcionalidades

Variação do deslocamento da população por locais e acompanhamento da evolução da vacinação são as novidades implementadas 


O Gabinete de Crise contra o Coronavírus coloca à disposição da população mais funcionalidades no Painel COVID-19. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia incorporou na ferramenta novas informações sobre o monitoramento do Distanciamento Social Inteligente, usando uma metodologia baseada em informações dos Relatórios de Mobilidade do Google. O Vacinômetro também ganhou uma nova página, que agora conta com detalhamento da evolução da vacinação, percentual da população vacinada e quantidade de vacinas aplicadas por doses.


Sobre a metodologia de monitoramento de distanciamento social:


Os Relatórios de Mobilidade do Google possibilitam o acompanhamento do deslocamento da população por segmentos, o que traz para a Prefeitura maior precisão na avaliação e monitoramento das medidas restritivas e reforça a estratégia do ”Distanciamento Social Inteligente” adotada pelo Gabinete de Crise. 


Os Relatórios de Mobilidade mostram gráficos com tendências de deslocamento ao longo do tempo por região e em diferentes categorias de locais, como varejo e lazer, mercados e farmácias, parques, estações de transporte público, locais de trabalho e áreas residenciais. 


Preservação da privacidade: 


Relatórios de Mobilidade do Google foram desenvolvidos para dar informações úteis sem deixar de obedecer aos protocolos de privacidade do Google. Segundo a plataforma, jamais serão disponibilizadas informações de identificação pessoal, como local, contatos e deslocamento de indivíduos. Os insights dos relatórios são criados com conjuntos de dados agregados e anônimos de usuários que ativaram a configuração Histórico de localização, que fica desativada por padrão. Aqueles que optaram por usar esse recurso podem desativá-lo a qualquer momento na Conta do Google.


'A tecnologia tem sido nossa grande aliada tanto na transparência das informações da pandemia para a população quanto para a tomada de decisão do Gabinete de Crise. Por meio da nossa Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, vamos continuar em busca de novas ferramentas para reforçar a precisão da análise e o monitoramento das ações de combate ao coronavírus', afirma o Prefeito Vinicius Claussen.


Sobre o Painel Covid-19


O Painel COVID-19 de Teresópolis foi um dos primeiros do país e foi lançado pelo Gabinete de Crise em abril de 2020. Implementado e gerenciado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o Painel foi desenvolvido pelo Teresopolitano Vinicius Cunha, aluno de Ciência da Computação do UNIFESO e analista de BI na empresa Altran Technologies, onde desenvolve KPIs estratégicos para tomada de decisões.


'Logo no início da pandemia, vi uma mobilização solidária da sociedade no combate à COVID-19: costureiras faziam máscaras, técnicos de impressão 3D produziam face shield, cada um ajudava como podia. Incentivado por esse movimento, entrei em contato com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para desenvolvermos um dashboard interativo. O Painel Covid-19 veio com uma proposta de trazer transparência para população e poder na tomada de decisão da gestão pública e, tenho certeza que até hoje o painel vem cumprindo o seu papel. Como teresopolitano, fico muito feliz em poder ajudar minha cidade neste momento tão difícil', comenta Vinicius Cunha.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ