UBS móvel do Caleme, doa peças para enxoval de bebê a gestantes que fazem pré-natal

Em 09/07/2021 às 14h01

UBS móvel do Caleme, doa peças para enxoval de bebê a gestantes que fazem pré-natal

Compartilhar:

UBS móvel do Caleme, doa peças para enxoval de bebê a gestantes que fazem pré-natal

Ação busca promover o atendimento para grávidas de baixo risco, na unidade


Para promover os cuidados de pré-natal a gestantes de baixo risco, a Unidade Básica de Saúde do Caleme, iniciou um projeto que envolve trabalhos artesanais e toda a comunidade. A ideia é simples: a doação de roupas para bebês, de mães que são atendidas pelas equipes da UBS. 


A Secretaria Municipal de Saúde começou o serviço pré-natal no Caleme, mas devido à baixa adesão dos moradores, a solução de engajar a comunidade partiu da equipe de profissionais da unidade. De acordo com a enfermeira Fabiane Braga, 'nós estamos tentando encantar a comunidade para que ela faça o pré-natal aqui no bairro. É o gancho que precisamos para que a gestante venha e conheça a nossa proposta'. 


Desta forma, as gestantes que visitam a unidade recebem peças de roupas para ajudar no enxoval dos bebês. Dentre os itens estão mantas, cobertores e gorros produzidos de forma manual por uma artesã parceira do projeto. Até o momento já foram entregues cerca de 71 itens para as moradoras do bairro. 'Eu entrei em contato com a associação de moradores e eles me falaram sobre o atendimento feito pela equipe do posto de saúde. Eles se interessaram na entrega das peças para bebês, e então começamos a arrecadar as cobertas'.


O envolvimento com a comunidade aconteceu através da unidade com a associação de moradores do Caleme, que orienta as gestantes a procurarem o tratamento pré-natal. 'A equipe da UBS entrega as mantas às mamães que vão fazer consulta médica. É um trabalho muito bonito, feito à mão, e as mamães estão adorando. É um incentivo para que as mulheres procurem o atendimento médico do bairro', disse Lucinéia da Silva, presidente da associação de moradores do Caleme.


Uma vez na unidade, a gestante é acolhida pela equipe que realiza os primeiros trabalhos de cadastro para iniciar a realização do pré-natal. 'Após o acolhimento das mamães, elas são direcionadas para os devidos profissionais da saúde ? técnicos de enfermagem, enfermagem e médico', explica a auxiliar administrativa e recepcionista da UBS, Cláudia Rejane.







Doação UBS Caleme





Doação UBS Caleme





Doação UBS Caleme





Doação UBS Caleme

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl (ONU)
  • Dia Mundial da Propriedade Intelectual
  • Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
  • Dia de São Pedro de Rates
  • Dia do Engraxate
  • Dia do Goleiro
  • Dia do Juiz da Justiça do Trabalho
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ