Vencedores do concurso de ideias de novos abrigos de passageiros de ônibus são anunciados

Em 04/02/2020 às 10h01

Os três primeiros colocados no concurso público para seleção de ideias de projetos básicos de redesign de abrigos, pontos e paradas de ônibus foram anunciados em cerimônia realizada na última sexta, 31/01, no Teatro Municipal. Na mesma data, foi aberta a exposição dos três trabalhos vencedores. A mostra poderá ser visitada até o próximo dia 28, no hall de entrada do Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura de Teresópolis.
'Parabéns aos envolvidos no concurso, comissão organizadora, julgadores e profissionais participantes. Os três projetos vão influenciar a proposta a ser inserida no chamamento público para que uma empresa, através de licitação, faça a implantação desses abrigos. A ideia é que esses equipamentos sejam criados alinhados com uma identidade, conforto, modernidade, serviços e publicidade, que é a forma de remunerar a empresa investidora', enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen.
Os concorrentes receberam certificado de participação no concurso, para fins de comprovação no Curriculum Lattes. Os projetos vencedores foram selecionados por comissão técnica julgadora, formada por representantes de cursos de engenharia ou de arquitetura e design.
Em 1º lugar ficou a arquiteta Elisa Accioly Rosa e equipe ? Lyz Figueiredo, Livia Goulart, Rodrigo Almada, Arthur Felippe e Marcos Garcia; em 2º, o arquiteto Douglas Carvalho da Costa, e em 3º lugar, o arquiteto Bruno de Menezes Pacobahyba.
'Foi muito significativo participar do concurso. Quando a gente vê um movimento que valoriza a arquitetura, o urbanismo, serem valorizados, é muito gratificante porque mostra que outras pessoas estão pensando na cidade como a gente que é da área pensa também', comentou Elisa Accioly Rosa.
O concurso
Iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais, o concurso público foi lançado em agosto de 2018 e se alinha ao Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como objetivo a melhoria na circulação, na mobilidade e nos espaços da cidade.
Seguindo o edital, todos os projetos preveem acesso para cadeirantes, idosos, gestantes e pessoas com deficiência visual; sistemas de consultas de linhas de ônibus; tomadas para carregamento de telefones celulares; espaços para divulgação de informações sobre a cidade; bicicletários; bancos e lixeiras.
A criatividade ficou por conta do sistema de módulos criados, cada um utilizando um tipo de material e com identidade visual única. Todos propõem o uso de energia gerada por painéis solares e modelos diferenciados de Mobiliário para Informação Pública (MUPIs), para orientação de passageiros e pedestres sobre a cidade, atrativos e mapas de localização.
Os módulos foram adaptados aos tipos de calçadas existentes na cidade e aos locais com e sem marquises. Jardineiras e mobiliário, tipos de lixeira e de relógios e outros elementos foram dispostos seguindo as ideias inovadoras dos autores dos projetos.
'Agradeço o empenho dos integrantes das comissões organizadora e julgadora e, em especial, ao Prefeito Vinicius Claussen pela iniciativa de promover o concurso, trazer os profissionais para opinar sobre possibilidades de melhorias para nossa cidade. Isso é único. Esse é o primeiro concurso de ideias e projetos arquitetônicos publicado desde a fundação de Teresópolis', ressaltou Mara Bastos, subsecretária de Projetos Especiais e responsável pelo acompanhamento do concurso público.
Fotos: Jorge Maravilha

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Aniversário de Salvador (BA)
  • Aniversário de Curitiba (PR)
  • Dia de Santo Eustáquio
  • Dia de São Constantino
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ