Alunos de Direito apresentam "Oresteia", clássico de Ésquilo, no Café Teatro Filosófico
Em 27/10/2025 às 20h19
Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) apresentaram a peça clássica da tragédia grega 'Oresteia', de Ésquilo, no palco do Tribunal do Júri da instituição. A performance integrou mais uma edição do 'Café Teatro Filosófico – Leituras Dramatizadas', um projeto de extensão acadêmica que visa estimular a participação da comunidade universitária em manifestações artísticas e culturais.
A apresentação, que ocorreu na noite da última sexta-feira, 24 de outubro, contou com a presença de professores, alunos de diferentes períodos do curso de Direito e de outras áreas, além de convidados. O Café Teatro Filosófico – Leituras Dramatizadas tem o apoio do PIEX/UNIFESO.
Os alunos realizaram a encenação e leitura dramatizada de uma adaptação da 'Oresteia', trilogia trágica escrita por Ésquilo e apresentada em 458 a.C. em Atenas, sendo considerada uma das obras mais relevantes daquele período.
De acordo com a professora Carla Gonçalves, coordenadora do projeto juntamente com o professor Joaquim Oliveira, a tragédia é de grande importância para os estudantes de Direito, pois 'Oresteia' representa um momento de mudança na cultura grega, da era arcaica, dominada por deuses vingativos, para uma ordem racional e jurídica, simbolizada por Atenas e a criação do tribunal. A obra é vista como uma metáfora do surgimento da democracia ateniense e da substituição da força pela razão.
'Com a leitura dramatizada, os alunos aprimoram o vocabulário, a compreensão e a interpretação de textos. Durante o tribunal simulado, eles desenvolvem argumentos relacionados à defesa e à acusação, o que contribui para o desenvolvimento da capacidade lógica de raciocínio jurídico, além de ampliar a formação cultural', explicou a professora Carla Gonçalves.
A encenação das peças do Café Teatro Filosófico é realizada através da técnica da leitura dramatizada, com o acompanhamento de Ayrton Rebello Filho, coordenador do projeto 'Atores da Serra' no Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA).
'A leitura dramatizada é um método de montagem de espetáculo utilizado por atores profissionais. Durante o chamado trabalho de mesa, onde o texto é apresentado, os atores dramatizam a leitura para definir as marcações cênicas e interpretarem cada personagem', comentou Ayrton Rebello Filho.
Sobre a obra encenada:
'Oresteia', de Ésquilo, é a mais importante trilogia do autor grego, composta também por 'Agamêmnon' e 'As Eumênides'.
A trama central gira em torno do assassinato do rei Agamemnon por sua esposa, a rainha Clitemnestra, e seu amante Egisto. A história continua com a vingança realizada pelo filho do casal, Orestes, que passa a ser perseguido pelas Erínias, entidades que atormentavam os mortais.
A obra aborda temas relevantes como vingança, direitos paternos e maternos, além de retratar o nascimento da democracia ateniense e a criação do tribunal.
Por: Raphael Branco
Fonte: UniFeso
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região
