Ceso Intensifica Aprendizado Prático Através da Integração com o Unifeso
Em 31/10/2025 às 14h27

O Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) oferece um currículo e projetos pedagógicos atrativos e adequados para cada idade, possibilitando aos alunos um aprendizado mais profundo e interativo em diversas áreas do conhecimento. Essa abordagem é viabilizada pela colaboração com os espaços do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).
Durante o ano letivo, a escola implementa metodologias ativas para aulas em laboratórios, auditórios, instalações da clínica-escola e na fazenda, localizados nos campi Sede, Quinta do Paraíso do Unifeso e Feso Pro Arte.
Para enriquecer ainda mais as atividades pedagógicas, são oferecidos diferenciais como atividades artístico-culturais, abrangendo vídeo, música, literatura, desenho, teatro e outras modalidades.
Alunos do Ensino Médio passam a frequentar as aulas em salas de um dos edifícios do campus Sede do Unifeso, o que promove uma maior integração com o ambiente universitário.
'Essa mudança incentiva a autonomia com responsabilidade, proporcionando um contato direto com os cursos de graduação e o acesso a espaços que farão parte da próxima etapa da jornada dos alunos, o Ensino Superior', ressalta a diretora do Ceso, Roberta Franco de Moura Monteiro.
Importância do Ensino Infantil e Fundamental
A infraestrutura proporcionada pelo Ceso se destaca como um elemento crucial na formação de cada aluno.
Alinete Rebelo, professora do colégio desde 2004 no Ensino Infantil, destaca que o currículo do Ceso permite trabalhar com foco nos interesses demonstrados pelas crianças, através de projetos.
A equipe busca, dessa forma, propostas e vivências para que as crianças aprendam sobre o que lhes interessa e desenvolvam habilidades específicas para cada faixa etária.
'O destaque do Ceso está nos laboratórios e outros espaços do campus, que os professores podem usar para criar momentos de conhecimento, curiosidade e aprendizado significativo. Quando levamos a criança a um novo ambiente de aprendizado, ela encontra sentido no que está aprendendo, e o conhecimento é realmente adquirido', reflete ela.
No Ensino Fundamental II, a professora Daniele Santos de Almeida enfatiza o uso de espaços compartilhados com os alunos do centro universitário. Aulas de Ciências são realizadas nos laboratórios de Biomedicina, enquanto aulas de Química e Física acontecem no laboratório de Nutrição, entre outras atividades.
'A utilização do laboratório de microbiologia com o sétimo ano é uma tradição. Os alunos visualizam suas próprias células em uma aula prática de esfregação bucal e ficam maravilhados', relata.
Matrículas Abertas para 2026
O Ceso abriu as matrículas para o próximo ano letivo, que seguem até o dia 16 de janeiro de 2026. Pais ou responsáveis interessados podem agendar uma visita à escola, em horário combinado com a coordenação de cada segmento.
O agendamento pode ser feito através dos seguintes telefones: (21) 2641-7004, (21) 2641-7105 e pelo WhatsApp.
Em 2026, o Ceso também reabrirá as matrículas para os segmentos Maternal e Jardim, dependendo do preenchimento do número mínimo de vagas.
O início do período letivo será em 4 de fevereiro para o Ensino Fundamental II e Médio; em 5 de fevereiro para a Educação Infantil (Pré II) e Ensino Fundamental I; e em 9 de fevereiro para Maternal, Jardim e Pré I – Educação Infantil.
Por: Raphael Branco
Fonte: UniFeso
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região
