Teresópolis, RJ, 06/02/2026. Bem-vindos!

Feso Investe em Capacitação e Reforça Segurança com Brigada de Incêndio Voluntária

Em 06/02/2026 às 13h13

Feso Investe em Capacitação e Reforça Segurança com Brigada de Incêndio Voluntária

Com o propósito de intensificar a segurança e fomentar uma cultura proativa de prevenção em suas instalações, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) está investindo na qualificação de seus funcionários para a constituição de uma Brigada de Incêndio Voluntária. Essa iniciativa, sob a coordenação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), visa preparar equipes para atuar de maneira preventiva e eficaz diante de emergências, salvaguardando vidas e minimizando perigos.

A primeira leva de treinamento foi iniciada em 2025, envolvendo colaboradores do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Este ano, novas turmas estão sendo formadas, ampliando o escopo da atividade e consolidando a brigada nos campi do Unifeso. Os participantes recebem instrução teórica e prática abrangendo prevenção e combate a incêndios, procedimentos de evacuação, noções de primeiros socorros e o emprego adequado de extintores.

De acordo com a engenheira de segurança do trabalho Maria Isabel de Oliveira Bugallo, esta é uma iniciativa com continuidade. "Este é o segundo ano do projeto. Começamos em 2025 com funcionários do HCTCO e, agora, estamos expandindo a capacitação. Até o momento, na Unidade Sede, já tivemos 60 inscrições, e ainda planejamos uma terceira turma para totalizar 90 brigadistas", detalha. As atividades estão programadas para os dias 9 e 11 de março.

A formação da Brigada de Incêndio é encarada como um componente estratégico essencial para o cuidado institucional, indo além do mero cumprimento de exigências legais. "A Segurança do Trabalho organiza este treinamento por razões que transcendem a obrigação normativa. Trata-se de uma ação estratégica focada na proteção de pessoas, na redução de riscos e no fortalecimento da mentalidade preventiva dentro da instituição", ressalta Maria Isabel.

A iniciativa está em conformidade com as normas de segurança brasileiras, incluindo a NR-23 (Proteção Contra Incêndios), a ABNT NBR 14276/2006 e as Instruções Técnicas dos Corpos de Bombeiros, que também orientam a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Para assegurar a competência dos participantes, o treinamento contou com a colaboração da Medicina do Trabalho, responsável pela avaliação dos colaboradores, além do apoio das lideranças setoriais, que facilitaram a liberação das equipes.

A atuação da brigada tem um impacto direto na segurança de estudantes, docentes, funcionários, pacientes e visitantes, contribuindo tanto para a prevenção de perigos quanto para o combate inicial a focos de incêndio e para a evacuação ordenada dos espaços. A capacitação em primeiros socorros também garante uma resposta imediata em cenários críticos, promovendo o bem-estar coletivo.

A estruturação da Brigada de Incêndio faz parte de um plano contínuo de ações promovidas pelo SESMT, voltadas para a gestão de perigos e a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso da Feso com um local institucional cada vez mais seguro.

Por Giovana Campos

Fonte: UniFeso


Ver todas as notícias de Teresópolis e Região