Curso de Pedagogia debate identidade e representatividade com foco em super-heróis negros
Em 23/10/2025 às 14h33
Em uma iniciativa inovadora, o curso de Pedagogia do Unifeso promoveu a palestra 'Qual a cor de nossos super-heróis favoritos? Reflexões sobre os poderes da negritude', liderada por Elbert de Oliveira Agostinho, no dia 21 de outubro. O evento fez parte do Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso) e atraiu alunos e professores ao campus Antonio Paulo Capanema de Souza, proporcionando um debate noturno sobre identidade, representatividade e a influência da cultura pop na educação crítica dos futuros pedagogos.
A atividade teve como ponto de partida a premissa de que o mundo imaginário dos super-heróis pode ser um campo fértil para a análise de questões raciais e a valorização da negritude. Ao apresentar figuras heroicas negras nas mídias, a palestra incentivou o público a reavaliar as conexões entre visibilidade, clichês e a formação da identidade na sociedade brasileira.
De acordo com o palestrante Elbert Agostinho, a proposta gerou impacto e estimulou novos pontos de vista entre os presentes. 'Percebemos uma combinação de espanto e oportunidades, já que para diversos estudantes a abordagem de super-heróis negros é inédita. A realização de análises epistemológicas e pedagógicas nesse cenário promove quebras de paradigmas. A concepção da negritude como um poder é uma dinâmica que nos levou a ponderar - e este é o objetivo que almejamos alcançar no encontro. Refletir sobre identidades negras por meio de personagens da cultura popular é uma ação essencial na jornada acadêmica', salientou.
Por Giovana Campos
Fonte: UniFeso
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região