Teresópolis, RJ, 11/11/2025. Bem-vindos!

Ópera "O Grito de Mueda", pioneira em Moçambique, será apresentada no Teatro Feso

Em 11/11/2025 às 18h23

Ópera

Na próxima segunda-feira, 17 de novembro, às 19h30, o Teatro Feso será o cenário de uma apresentação singular da ópera "O Grito de Mueda". Esta obra, a primeira ópera nacional de Moçambique, é um trabalho impactante que combina arte, resistência e a memória da história. O evento faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra, homenageando a pujança e a herança cultural dos povos africanos.

Os ingressos estão disponíveis para compra através do link https://bileto.sympla.com.br/event/112523 e custam entre R$5 e R$10.

A ópera é inspirada no Massacre de Mueda, evento de 1960 no norte de Moçambique. A obra ilustra um dos momentos mais significativos da história do país, representando a luta pela independência. A produção é fruto do trabalho colaborativo de artistas de Moçambique, Argentina e Brasil, com direção geral de Maria José Chevitarese, direção cênica de José Henrique Moreira e regência de Feliciano de Castro Comé.

Com a participação do Coral Brasil Ensemble da UFRJ e da Camerata de Cordas da UFRJ, o espetáculo reúne música, teatro e emoção em uma experiência memorável. Através de um prólogo e três atos, a ópera reconta o relato de uma senhora, sobrevivente do massacre, e as histórias de jovens, trabalhadores rurais e líderes que lutaram pela liberdade contra a opressão colonial.

As melodias e ritmos são inspirados na tradição oral de Moçambique, mas a composição é completamente nova, unindo influências africanas, latino-americanas e contemporâneas. A apresentação é uma iniciativa da Escola de Música da UFRJ, em colaboração com o Centro Cultural Feso Pro Arte.

Por Giovana Campos

Fonte: UniFeso


Ver todas as notícias de Teresópolis e Região