Unifeso comemora o Dia do Terapeuta Ocupacional com conferência internacional
Em 30/10/2025 às 20h18

Para celebrar o Dia do Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro, o curso de graduação em Terapia Ocupacional do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promoveu uma programação especial, incluindo um debate entre profissionais da área, professores e alunos. O ponto alto do evento foi a apresentação da Dra. Adriana Queiroz, terapeuta ocupacional e professora na University of Kansas Medical Center, nos Estados Unidos (EUA).
Durante sua palestra, que abordou o tema 'O lazer como direito e prática de cuidado: interfaces com a Terapia Ocupacional', a convidada compartilhou sua experiência no serviço público de saúde mental brasileiro com os estudantes. Antes de se mudar para os EUA, ela trabalhou como terapeuta ocupacional em serviços de Atenção Psicossocial em Minas Gerais (MG).
Adriana destacou como o lazer era considerado um elemento crucial na análise e no acompanhamento dos usuários dos serviços de assistência, relatando experiências desse período. 'Nesse contexto, o lazer se tornou não apenas uma atividade cotidiana para o usuário, mas também um poderoso instrumento de cuidado e fortalecimento de práticas de redução de danos', explicou a professora.
Um dos momentos mais marcantes da apresentação foi o relato da experiência dela com um usuário do Programa De Volta Para Casa (PVC), uma iniciativa do Governo Federal criada pela Lei nº 10.708/2003, que oferece auxílio financeiro para pessoas que receberam alta após longos períodos de internação psiquiátrica.
De acordo com Adriana, ao receber o benefício, esse usuário, com o apoio dela como técnica de referência, passou a administrar melhor seus recursos financeiros para investir em uma atividade de pesca, algo que ele considerava lazer e que havia sido negligenciado em sua vida.
Com o acompanhamento adequado, a participação nessa atividade levou o usuário a diminuir o consumo de álcool e outras substâncias, priorizando o investimento em sua qualidade de vida.
Sobre a palestrante
Adriana Queiroz é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especialização em Intervenções Psicossociais no Contexto das Políticas Públicas, mestrado em Estudos Interdisciplinares do Lazer, também pela UFMG, e pós-doutorado em Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional pela Universidad de Chile (UCHILE). Antes de sua atuação internacional, ela também lecionou em diversas instituições brasileiras, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
'A presença de Adriana no Unifeso proporcionou uma importante troca de conhecimentos, reafirmando o compromisso da Terapia Ocupacional com práticas de cuidado integradas às necessidades e potenciais dos indivíduos. O evento também destacou o papel do lazer como um direito e como uma ferramenta fundamental nas intervenções ocupacionais', acrescentou a coordenadora do curso, professora Danielle Aprígio.
Por: Raphael Branco
Fonte: UniFeso
Ver todas as notícias de Teresópolis e Região

