6° Conferência Municipal Reforça a voz da mulher na Política Pública

Em 17/06/2025 às 18h01


Compartilhar:

Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas


Teresópolis deu um passo importante na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e acolhedora para as mulheres. A 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres aconteceu nesta segunda-feira (16), no Ceac – Praça Baltazar da Silveira,

nº 65 – reunindo autoridades e mulheres representantes da sociedade civil para um debate profundo, corajoso e transformador.


Com o tema 'Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas', o evento - realizado pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher (SMDM) com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) - propiciou um espaço seguro para a avaliação das demandas femininas na cidade, sendo um marco na definição de caminhos para a criação de políticas públicas cada vez mais eficientes.


A jornada começou às 8h, com o credenciamento, um café de boas-vindas e a formação das mesas de autoridades. Entre as presentes estavam a vice-prefeita Dra Afaf, as vereadoras Erika Marra, Marcia Valentim e Professora Amanda, representantes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Civil, da Alerj e da Guarda Municipal.


Na 1ª Palestra, a palestrante Laura Muri propiciou uma profunda reflexão sobre a importância de ampliar caminhos para que as mulheres se apropriem de seus direitos. A mensagem compartilhada reforçou o tema do evento - 'Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas' - como sendo a chave para uma mudança consistente na sociedade.


Ainda na parte da manhã, a desembargadora Márcia Leal tocou em um ponto sensível: o assédio no ambiente de trabalho. 'As mulheres estão sendo cada vez mais protagonistas, conquistando posições antes reservadas apenas aos homens, principalmente na educação e nas profissões. Quando temos essa porta, a mulher revela toda a sua competência', afirmou a desembargadora.


A vereadora Professora Amanda reforçou que o debate é fruto de uma consciência compartilhada na cidade. _'A gente sabe que Teresópolis ainda tem índices muito graves em relação a proteção das mulheres, então, a gente tá aqui discutindo e debatendo.

A gente começa a construir uma nova forma de sociedade aqui na nossa cidade, uma nova forma de se pensar na mulher na sociedade inserida nos espaços de poder.”,_ disse.


Já a vereadora Marcia Valentim enfatizou que, apesar das dificuldades, a mulher revela uma resistência permanente. 'Ainda estamos muito aquém, é preciso dar mais espaço às mulheres nas esferas de poder. A mulher que batalha todos os dias, que guerreia na vida, se receber as mesmas condições, ela chegou muito longe. A sensibilidade feminina faz com que nasçam inúmeras alternativas nas políticas públicas', completou.


A secretária Katia Borges resumiu o espírito do evento: 'Queremos que essa conferência produza caminhos específicos para que os direitos das mulheres serão respeitados neste município. A gente quer que as propostas que serão aprovadas ajudem, de fato, a mulher a se autogovernar, sendo autônoma nas suas relações pessoais, na família, no trabalho. É pra isso que estamos aqui', disse.

A vice-prefeita Dra. Afaf enfatizou: 'Eu acho que essa conferência é de suma importância para as mulheres. Estamos aqui hoje estudando várias formas de politicas públicas na nossa vida: valorização da mulher, empoderamento, orientação. As palestras que tiveram aqui são de suma importância, onde mulheres batalhadoras, mulheres que venceram na vida, deram exemplo mostrando que é possível cada mulher ser o que ela quiser.'


Com o fim das atividades, às 15h, ficou a mensagem de que é preciso oportunidade, apoio, acolhimento, assistência e parceria para que as mulheres reconstruam suas trajetórias. Apenas assim será possível dar às teresopolitanas o espaço que lhes é de direito - na família, nas comunidades, nas empresas, nas instâncias públicas - sendo agentes transformadores de um futuro mais humano, digno e igualitário.


Fotos: Jonathan Martins





Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio
  • Dia Internacional do Piquenique
  • Dia Internacional do Pânico
  • Dia Internacional do Sushi
  • Dia da Gastronomia Sustentável
  • Dia da Imigração Japonesa
  • Dia da Santa Beata Hosana de Mântua (Osanna Andreasi)
  • Dia do Anjo Caliel
  • Dia do Orgulho Autista
  • Dia do Químico
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.