O secretário Wanderley Peres anunciou três importantes ações da Secretaria Municipal de Cultura: a reforma da varanda da Casa da Memória Arthur Dalmasso, o início da construção do CEU da Cultura, para o próximo mês, e o projeto da Casa de José de Alencar.
“Havia um processo de licitação para projeto de restauro da Casa da Memória, que custaria R$ 150 mil. Substituímos esse projeto que não vingou por dois outros, de reforma e restauro, que conseguimos de graça junto à Universidade Estácio. Vamos usar o recurso economizado para a reforma emergencial, deixando o restauro para uma próxima etapa, quando for conseguido o recurso específico, que é em maior monta”, relatou.
Wanderley ainda anunciou o início da construção do CEU da Cultura para o próximo mês. “Depois de ter sido perdido pelo governo passado o recurso do CEU da Cultura, porque não arranjaram o terreno, o prefeito Leonardo Vasconcellos deu de presente a área de 4.000m2 da Prefeitura no Barroso, e conseguimos reativar o projeto junto à Secretaria Estadual de Cultura', explicou o secretário, referindo-se à Arena Cultural CEU, equipamento público de uso cultural e de caráter comunitário com o qual Teresópolis foi contemplado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do Governo Federal.
Segundo o secretário, toda a parte burocrática já foi cumprida e a Emop (Empresa de Obras e Serviços Públicos do Estado do Rio de Janeiro) definiu o início da obra para o próximo mês. 'Embora tenha sido um dos últimos a serem confirmados entre os 19 CEUs que o Estado do Rio de Janeiro vai ganhar do Governo Federal, o de Teresópolis deve ser um dos primeiros a ser construído; e, ao lado dele, o prefeito já confirmou, também, a construção de um polo esportivo de 1.500m2, com quadra de futebol, raia de corrida e meia quadra de vôlei, além de equipamentos de ginástica e parquinho para as crianças', destacou.
O projeto da Casa de José de Alencar, em frente ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo, também está andando e os procedimentos burocráticos sendo feitos. 'Em litígio com vizinhos, já foi garantida a integridade da propriedade e a obra de reforma da casa existente será retomada em breve. Assim que for definido o projeto desse novo espaço da Cultura ele será anunciado pelo prefeito, e vai encantar, porque está ficando muito interessante”, disse o secretário.
Ele foi ao Ceará para conhecer casa similar, onde nasceu o famoso escritor, e trouxe de Fortaleza, além da promessa de parceria, diversas ideias para serem implantadas em Teresópolis, onde nasceu o romance O Guarani, às margens do Rio Paquequer. 'E bem à sombra do Dedo de Deus, como bem vai se realizar o empreendimento cultural que visa o turismo literário, uma grande novidade para a região', finalizou.
Fotos: Jorge Maravilha
Terreno da Prefeitura onde será implantado o CEU da Cultura
Casa da Memória Arthur Dalmasso