Na manhã desta terça-feira, dia 12 de agosto, a nova secretária de Esporte e Lazer, Erika Marra, realizou uma reunião no Ginásio Pedrão com as mães atípicas das crianças participantes do Projeto AFESP (Atividades Físicas para Especiais). O objetivo do encontro foi realinhar as diretrizes do projeto, entender as necessidades atuais e ouvir diretamente das mães como o programa tem funcionado na prática.
O Projeto AFESP foi criado em 2018 com a proposta de promover a inclusão por meio da prática esportiva, elevando a autoestima, melhorando a autoconfiança e incentivando a socialização de pessoas com deficiência.
As aulas proporcionadas pelo projeto oferecem ganhos significativos na qualidade de vida dos participantes, desenvolvendo força, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiovascular, contemplando crianças, jovens e até adultos.
Erika Marra, que fundou o projeto junto com o professor Isaías Bernardino, destacou a importância do AFESP em sua trajetória. 'Desde o primeiro momento, meu pensamento foi no AFESP. Eu mais do que ninguém sei o quanto esse projeto transforma vidas, especialmente na socialização e no desenvolvimento físico e emocional das crianças e adolescentes. O esporte é vida, e sem ele perdemos muito. Vocês me conhecem e sabem que sou positiva, daqui para frente, esse projeto só vai crescer e prosperar', afirmou a secretária, anunciando ainda que o professor Isaías Bernardino está de volta à coordenação do projeto.
Durante o encontro, em um bate-papo leve e acolhedor, cada mãe compartilhou sua visão sobre o projeto, destacando os pontos que devem ser mantidos, o que pode ser melhorado e o que precisa ser ajustado. Muitas também aproveitaram para dar boas-vindas à nova secretária e parabenizá-la pela chegada.
As mães reforçaram que o projeto representa muito mais do que uma atividade física, é uma extensão da casa e da vida das crianças. 'Eles não deixam de vir nem um dia. Amam estar aqui pelo carinho e acolhimento que recebem. Os professores são dedicados e tratam cada um com muito amor e atenção', comentou uma das mães. Elas também destacaram a importância do projeto para o futuro dos filhos, 'Nossos filhos muitas vezes são esquecidos pela sociedade, especialmente quando viram adultos. Aqui, eles se sentem vistos, se desenvolvem, se movimentam e, principalmente, são cuidados com amor, zelo e respeito. Que o projeto possa crescer cada vez mais'.
Entre as demandas apontadas, uma das principais foi a possibilidade de ampliar os dias de funcionamento do projeto. Hoje, a reunião marcou o primeiro passo para que as ações comecem a ser reorganizadas e ajustadas conforme as necessidades apresentadas.
Quem tiver interesse de conhecer o Projeto AFESP de perto, as aulas acontecem todas às segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 16h30, no Ginásio Pedrão. Não deixe seu filho de fora dessa oportunidade de inclusão, desenvolvimento e acolhimento através do esporte!
Mais informações sobre os próximos passos do Projeto AFESP serão divulgadas em breve.
Fotos: Divulgação.