A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), esteve presente na comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, evento promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). O encontro aconteceu no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, no centro do Rio. Voltado para profissionais que atuam em Unidades de Conservação Municipal, o evento teve como objetivo celebrar e reforçar o compromisso com a proteção da biodiversidade.
Em pauta, o o lançamento das publicações 'Atlas das UCs Municipais do Estado do Rio de Janeiro' e 'Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do ERJ' e a apresentação de projetos estratégicos da SEAS e do INEA. Além disso, foram entregues placas de sinalização e câmeras de monitoramento para os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, como parte do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais – ProUC, através do Projeto Fauna Ameaçada, ressaltando a importância de conhecer e preservar a biodiversidade em todas as regiões. Por último, foram discutidas ações para combater o desmatamento ilegal, incluindo o Programa 'Olho no Verde', que contou com a assinatura de Termos de Adesão pelos municípios.
Representando a SMMA, o subsecretário José Kalil esteve presente na solenidade de entrega das câmeras trap, destinadas ao monitoramento da fauna do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. “Participamos deste evento importante, onde reforçamos nossa parceria com o Governo do Estado na área ambiental, sempre com o apoio incondicional do nosso secretário de Meio Ambiente, Bernardo Rossi. Essas câmeras são essenciais para o monitoramento da biodiversidade do nosso PNMMT, uma das maiores unidades de conservação municipal do Estado, com mais de 5.300 hectares de área preservada. Isso nos permitirá ampliar as pesquisas sobre a fauna da unidade”, afirmou o subsecretário.
Fotos: Gutto Rodrigues.