Secretaria de Saúde de Teresópolis vai percorrer creches e CMEIs para atualizar cadernetas de vacinação dos alunos

Em 09/11/2023 às 18h01

Secretaria de Saúde de Teresópolis vai percorrer creches e CMEIs para atualizar cadernetas de vacinação dos alunos


Compartilhar:

Ação que integra campanha para ampliação da cobertura vacinal começa na próxima terça, 14, na Creche Amor Perfeito, no Pimentel


A Prefeitura de Teresópolis, seguindo a proposta do Ministério da Saúde de promover ações estratégicas de imunização para ampliar a cobertura vacinal e o acesso dos grupos populacionais não vacinados, em todo o país, vai iniciar, na próxima terça-feira, 14, uma campanha cuja primeira etapa será voltada para a vacinação dos alunos das creches e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). De acordo com o cronograma, a primeira unidade a receber a ação será a Creche Amor Perfeito, no Pimentel, mas o objetivo é atender todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.


'Montamos um Comitê de Coordenação para elaboração do Plano Municipal das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade 2023/2024, com ações estratégicas de imunização voltadas para o público-alvo da nossa cidade. A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas', enfatiza a secretária de Saúde, Clarissa Rippel.


O Comitê de Coordenação do Plano é formado por servidores das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos. A gestora, drª Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, explica que as atividades de vacinação de alta qualidade (Avaq) são executadas por meio do Programa Nacional de Imunização, no programa de rotina e em campanhas de seguimento, intensificações e ações extramuros.


'As ações têm sido um sucesso há mais de 40 anos, sendo a principal responsável pela eliminação e controle de várias doenças preveníveis por vacinas, como varíola, poliomielite, rubéola, síndrome da rubéola congênita, sarampo e tétano neonatal. No entanto, mesmo antes do início da pandemia de Covid-19, o mundo já estava passando por um período de declínio nas coberturas vacinais', frisa a médica, pontuando que Teresópolis sempre apresentou coberturas vacinais altas, atingindo as metas propostas pelo Ministério da Saúde, considerando-se os anos de 2018 e 2019, em especial.


O Plano vai mobilizar os trabalhadores da saúde em salas de vacinação, as lideranças e os gestores locais para, através dos diferentes meios de comunicação e informação, se aproximar ainda mais da população e retomar os indicadores e as excelentes coberturas vacinais em Teresópolis.


'Para atingirmos nossos objetivos, entre as estratégias que vamos adotar estão a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados por profissionais de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e complementação das doses faltantes; vacinação extramuros em áreas de difícil acesso; e intensificação da vacinação em áreas de vulnerabilidade social e integrando-se com programas sociais já existentes', enumerou drª Edneia.


Cronograma novembro e dezembro/2023:



  • 14/11: Creche Amor Perfeito, Pimentel;

  • 17/11: Creche M. Profª Rosália Martins de Lima Silva, Fonte Santa;

  • 21/11: CMEI José Maria Leitão Carneiro, Parque Ermitage;

  • 23/11: Creche M. Sempre Viva, Meudon;

  • 28/11: Creche M. Começando a Viver, Granja Guarani;

  • 30/11: Creche M. Oscar Lobato, São Pedro;

  • 05/12: Creche Comunitária da Coréia, Coréia;

  • 07/12: Creche M. Doraci Dália Granito, Bonsucesso;

  • 12/12: Creche M. Menino Jesus de Praga, Fonte Santa;

  • 14/12: Creche M. Mariazinha Jannotti, Fátima;

  • 18/12: CMEI José Guarilha Júnior, Sebastiana;

  • 19/12: Creche M. Edomiro dos Reis Pacheco, Barra do Imbuí.


O horário de aplicação das vacinas será definido pela equipe de imunização e a direção escolar e comunicado aos pais e responsáveis.





 


Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional do Turismo
  • Dia de Santa Inês de Praga
  • Dia de São Simplício
  • Dia do Anjo Poiel
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ