O objetivo foi qualificar os profissionais envolvidos direta ou indiretamente no enfrentamento à doença
Visando o maior conhecimento dos servidores e o atendimento mais humanizado e acolhedor a população, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, promoveu uma capacitação sobre a tuberculose para profissionais da Atenção Básica envolvidos no enfrentamento à doença. A qualificação aconteceu durante dois dias, no auditório da Secretaria de Saúde, e reuniu mais de 30 profissionais das UBS e ESF de Teresópolis.
Durante o treinamento, que foi acompanhado de perto pelo Subsecretário de Atenção Primária, Júlio César Andrade, os profissionais puderam conhecer as características gerais e epidemiológicas da infecção latente, reconhecer os métodos, exames e esquemas terapêuticos disponíveis para o diagnóstico e tratamento, além de aprender a identificar populações vulneráveis ou prioritárias para tratamento, compreendendo os aspectos referentes à vigilância e à notificação dos casos agravantes.
Ministrada pelas médicas infectologistas Edneia Moço e Mariana Tayt-Sohn, pela Enfermeira Renata Azevedo e pela Técnica de Enfermagem Andreane Cunha, a capacitação teve carga horária total de 12h. Após a conclusão das palestras, os profissionais realizaram uma avaliação de nivelamento dos conhecimentos, para garantir que todo o conteúdo apresentado foi absorvido pelos profissionais.
Fotos: Divulgação