Capacitação reuniu representantes de 14 municípios
Nesta quarta-feira, 2 de julho, Teresópolis foi sede da oficina regional do projeto 'COSEMS-RJ na Estrada: Caminhos da Atenção Primária em Saúde'. Promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, a capacitação debateu as novas diretrizes e indicadores de financiamento estabelecidos pelo Ministério da Saúde para avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS).
Realizada no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura, a formação reuniu gestores, coordenadores e equipes técnicas dos municípios de Teresópolis, Bom Jardim, Carmo, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e de Trajano de Moraes.
Também participaram do evento as apoiadoras da Atenção Primária em Saúde Ana Cássia Cople, do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e Bruna Miguel, da Secretaria de Estado de Saúde, além de representantes do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde na Região Serrana, entre outros convidados.
'É fundamental que os municípios da Região Serrana estejam unidos para entender melhor o alcance das mudanças e alinhar estratégias que fortaleçam as nossas ações, atuando em conjunto pela melhoria do desempenho e aprimoramento da prestação de serviços à população', frisou Fábio Gallote, secretário municipal de Saúde de Teresópolis, ao dar as boas-vindas aos participantes da oficina, acompanhado dos subsecretários municipais de Atenção Básica à Saúde, Júlio César Andrade, e de Vigilância em Saúde, Rondineli Barros, e equipes.
A oficina: Ministrada pelo assessor técnico do COSEMS-RJ, Luli Paiva, a capacitação abordou os 15 novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde do SUS. O novo modelo, que entra em vigor em 2026, considera o desempenho das equipes e a oferta de ações e serviços como critérios para definir o valor mensal a ser repassado pelo Ministério da Saúde aos municípios.
'O COSEMS-RJ vem realizando essas oficinas em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, para mobilizar os municípios sobre essa questão. A participação dos gestores e de suas equipes técnicas é fundamental para melhorar tanto o cuidado com a população como o financiamento das ações aos municípios', Luli Paiva relatou.
Esclarecendo dúvidas: Para a secretária municipal de Saúde de São José do Vale do Rio Preto, a oficina promoveu um importante espaço de esclarecimento. 'As equipes técnicas tiveram as suas dúvidas sanadas sobre esse novo modelo adotado pelo Ministério da Saúde', pontuou Cintia Machado Souto. Já a secretária de Saúde de Trajano de Moraes valorizou a troca de experiências entre os municípios. 'Tudo o que é novo causa medo, mas tivemos a oportunidade de desmistificar os medos e aprender sobre a realidade', opinou Janaina Guzzo.
Participação expressiva: Dos 16 municípios da Região Serrana, 14 enviaram representantes para a oficina regional do COSEMS-RJ em Teresópolis. 'Abordamos questões técnicas que os municípios precisam se apropriar para se adequar às mudanças que entram em vigor a partir de janeiro, ajustando os processos de trabalho com as suas equipes e melhorando indicadores', avaliou Solange Cirico Costa, apoiadora da Atenção Primária em Saúde do COSEMS-RJ na Região Serrana.
'Tivemos uma participação bastante expressiva. Ótima oportunidade para nos qualificar sobre os novos indicadores do Ministério da Saúde, identificar os pontos que precisamos trabalhar, definir metas e fortalecer as ações para que Teresópolis tenha uma saúde sustentável e resolutiva', concluiu Júlio César Andrade, subsecretário municipal de Atenção Básica à Saúde de Teresópolis.
Secretário de Saúde de Teresópolis, Fábio Gallote, ao microfone, dá boas-vindas aos participantes da oficina regional
Mesa de abertura da oficina regional do projeto 'COSEMS-RJ na Estrada – Caminhos da Atenção Primária em Saúde' em Teresópolis
O secretário de Saúde de Teresópolis, Fábio Gallote, entre a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Bruna Miguel, e o subsecretário de Atenção Básica à Saúde, Júlio César Andrade
Assessor técnico do COSEMS-RJ, Luli Paiva, ministra a capacitação
Subsecretário de Atenção Básica à Saúde, Júlio César Andrade, a apoiadora do COSEMS-RJ na Região Serrana, Solange Cirico Costa, e o palestrante Luli Paiva
Participantes da oficina regional do projeto COSEMS-RJ na Estrada – Caminhos da Atenção Primária em Saúde, em Teresópolis
Fotos: Jonathan Martins, Silvia Pimentel, Divulgação.