Cultura e artistas comemoram o 42º Aniversário da Soarte com show, posse da nova diretoria e premiação em Salão Comemorativo

Em 19/05/2025 às 14h01

Cultura e artistas comemoram o 42º Aniversário da Soarte com show, posse da nova diretoria e premiação em Salão Comemorativo


Compartilhar:

Exposição de desenhos, fotografias e pinturas segue até 16 de junho


A noite de sexta-feira, 16, foi de festa na Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde o público compareceu para celebrar o 42º Aniversário da Soarte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis) durante o Salão Comemorativo da data. Aberta com a apresentação artística 'Clássicos da MPB', com as cantoras Márcia Vinchon e Sandra Saan, a cerimônia contou com a posse do novo presidente da entidade e a premiação de mais de 40 artistas.


Expostas na galeria e nos corredores da Casa de Cultura, as obras de pintura, aquarela, escultura, desenho e fotografia podem ser vistas até o dia 16 de junho, de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita.


'A função da Secretaria de Cultura é facilitar as ações dos fazedores de cultura, como a Soarte, importante instituição do município com sede na Casa de Cultura e que tem nosso amplo apoio. Torcemos para que a entidade avance sempre mais nesse trabalho em prol da cultura de Teresópolis', parabenizou Wanderley Peres, secretário municipal de Cultura, acompanhado do subsecretário, Arnaldo Almeida, e equipe.


Durante o evento festivo, o artista Márcio de Paula passou a presidência ao novo gestor da entidade, Nelson Neto Carneiro, eleito para os próximos dois anos. 'Uma das instituições culturais mais antigas de Teresópolis, a Soarte promove a cultura por meio do Salão de Aniversário e do Salão da Primavera, eventos anuais de integração entre os artistas da cidade', Márcio relatou. 'É uma grande satisfação e responsabilidade assumir a presidência de uma entidade tão relevante e que tem 42 anos de existência. O objetivo principal é elevar ainda mais o nome da Soarte e a cultura em Teresópolis', pontuou Nelson Carneiro.


O Salão: Uma comissão julgadora selecionou e premiou as obras que mais se destacaram nas modalidades de pintura, aquarela, escultura, desenho e fotografia. Mais de 40 artistas participantes foram premiados com medalhas de Ouro, de Prata e de Bronze e com Menção Honrosa, nas categorias profissional e amador e novos talentos.


Confira os artistas e as obras premiadas:


NOVOS TALENTOS


Modalidade Desenho



  • Medalha de Bronze – Artista: Maria Valentina, Obra: Urso; Artista: Guilherme Kalinka, Obra: Harry Potter; Artista: Maria Monteiro, Obra: Paisagem com Pássaros.

  • Medalha de Prata – Artista:Miguel, Obra: Squirtle Tartaruga; Artista: Ágata, Obra: Pantera; Artista: Naomi C. Fonseca, Obra: Abelhuda; Artista:Igor Nobre, Obra:Colt.

  • Medalha de Ouro – Artista:Lucas Corrêa, Obra Cuidado da Raposa; Artista: Miguel Amorim, Obra: Zelda; Artista: Manuela Melo, Obra: Pequeno Simba.


Modalidade Aquarela



  • Medalha de Prata – Artista: Manuela Melo, Obra: Natureza Morta.

  • Medalha de Ouro – Artista: Alice Viana; Obra: Vista da Janela; Artista: Letícia Liang,


Obra: Mulher no Campo.


Modalidade Pintura



  • Medalha de Prata – Artista: M. Valentina, Obra: Contemplação.

  • Medalha de Ouro – Artista: Valentina Lazarini, Obra: Mãos de Deus; Artista: Mayra Lopes, Obra: Castelo em Ruínas.


Modalidade Pintura Abstrata



  • Medalha de Ouro – Artista: M. Valentina, Obra: Cores.


Destaque Novos Talentos


Artista: Andy, Obra: Lutas e Desafios.


 


CATEGORIA AMADOR


Modalidade Arte Digital



  • Medalha de Ouro – Artista: Márcia Vinchon, Obra: Sonho de Paz.


Modalidade Fotografia 



  • Medalha de Ouro – Artista: Marina Rodrigues de Carvalho, Obra: A Dança das Águas de Jokulsarlon.


Modalidade Desenho



  • Medalha de Ouro – Artista: Nilce Rodrigues Tavares, Obra: Veneza entre Luzes e Sombras.


Modalidade Aquarela



  • Medalha de Ouro – Artista: Andrea Ferrer, Obra: Simplesmente Mulher.


Modalidade Pintura



  • Menção Honrosa – Artista: Rita Mello; Obra: Anjo de Fé e de Bondade.

  • Medalha de Bronze – Artista: John Lennon, Obra: Carro Vermelho; Artista: Elaine Pires, Obra: Lírios; Artista: Lena, Obra: Aprisco.

  • Medalha de Prata – Artista: Joseane Nascimento, Obra: Mulher de Pedra; Artista: Soninha, Obra: Crepúsculo; Artista: M. Gabry, Obra: Farol de Alfanzina.

  • Medalha de Bronze – Artista: Dulce Borges, Obra: Cachoeira do PARNASO;


Artista: Nanci Soares, Obra: Miragem; Artista: Vinicius Nepomuceno, Obra: Índia.


Destaque Amador


Artista: Marilene Balzi, Obra: Imensidão Azul.


 


CATEGORIA PROFISSIONAL


Modalidade Escultura



  • Medalha de Ouro – Artista: Ivone Tempone, Obra: O Sonho da Sereia.


Modalidade Fotografia



  • Medalha de Prata – Artista: Carlos Eli, Obra: Trem Bão.

  • Medalha de Ouro – Artista: Citadino Jr., Obra: Revoada.


Modalidade Técnica Mista



  • Medalha de Bronze – Artista: D. Lino, Obra: Código da Vida.

  • Medalha de Prata – Artista: Marli de Carvalho, Obra: Kundaline.

  • Medalha de Ouro – Artista: Patrícia Magno, Obra: Arara Azul.


Modalidade Desenho



  • Medalha de Ouro – Artista: Fernando Correa, Obra: Iguana do Brasil.


Modalidade Arte Abstrata



  • Medalha de Ouro – Artista: J. L. Almeida, Obra: Sem Título I.


Modalidade Pintura



  • Menção Honrosa – Artista: Zuleide, Obra: Nossa Senhora da Conceição.

  • Medalha de Bronze – Artista: Denny Rocha, Obra: Vizinhas no Lindo Jardim; Artista: Nelson Carneiro, Obra: Flores do Meu Jardim.

  • Medalha de Prata – Artista: Citadino Jr., Obra: A Caravela Encantada; Artista: Gabor Geszit, Obra: Jardim.

  • Medalha de Ouro – Artista: Martha, Obra: Pão Eterno; Artista: Renato Cardoso, Obra: Natureza Morta II.


Destaque Profissional


Artista: Rosa Helena Guarilha, Obra: Índia Potira.




Fotos: Jorge Maravilha


 


 


 



Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Aniversário da cidade de Palmas (TO)
  • Dia Europeu do Mar
  • Dia Mundial da Metrologia
  • Dia Mundial das Abelhas
  • Dia Nacional do Medicamento Genérico
  • Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem
  • Dia da Marinha Portuguesa
  • Dia de São Bernardino de Sena
  • Dia do Comissário de Menores
  • Dia do Pedagogo
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.