Cantos que guiam olhares: observação de aves é aposta para impulsionar o ecoturismo na cidade serrana
A Secretaria de Turismo de Teresópolis, cumprindo a sua função de ajudar o desenvolvimento e a diversificação dos atrativos turísticos da cidade, realizou no início deste ano sua primeira visita técnica à Toca da Cigarra. Durante a visita, um detalhe chamou atenção: a grande variedade de cantos de aves que ecoavam por entre a vegetação do entorno. A experiência foi tão marcante que levantou a possibilidade de implantação do birdwatching como mais um segmento turístico para o local. A partir daí, os responsáveis pelo espaço decidiram avançar com a ideia e convidaram profissionais especializados para uma avaliação mais detalhada do potencial da área.
No dia 15 de maio, a convite dos administradores, o biólogo Ricardo Mello e a gestora ambiental Bruna Maia realizaram uma visita técnica ao local. O objetivo foi avaliar o potencial da área para a atividade, que vem crescendo cada vez mais no Brasil.
'A Toca da Cigarra apresenta características promissoras para o desenvolvimento do turismo de observação de aves. Em apenas uma hora de visita, foi possível observar uma diversidade considerável de espécies, atraídas pela vegetação nativa e ornamental da área', explica Ricardo, que também é diretor técnico da Defesa Civil de Teresópolis, consultor ambiental e fotógrafo de vida silvestre.
Durante a vistoria foi possível observar espécies como a lavadeira-mascarada, beija-flor-de-fronte-violeta, sanhaço-de-encontro-amarelo, asa-branca, maitaca, periquito-rico, sanhaço-cinzento, pica-pau-do-campo e até algumas aves de rapina planando ao alto.
'As espécies identificadas em apenas uma hora de visita já indicam uma riqueza considerável, o que reforça a importância do local para o turismo de natureza. No entanto, para um levantamento mais preciso, serão necessárias visitas em diferentes horários e condições, incluindo o período noturno, quando espécies mais discretas podem aparecer', complementa Bruna, que também atua na Secretaria de Turismo e desenvolve projetos de conservação da fauna e educação ambiental.
O birdwatching, ou observação de aves, é uma atividade de lazer que vem ganhando espaço no cenário do turismo ecológico, e pode ser feita a olho nu, com binóculos, telescópios ou câmeras fotográficas. Além de promover o contato com a natureza, também estimula a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável - fatores que contribuem diretamente para o fortalecimento do turismo em Teresópolis.
A Toca da Cigarra, localizada no Parque do Imbuí, une história, cultura, gastronomia e, agora, pode somar à sua proposta mais uma experiência: a conexão direta com a biodiversidade da região.
Com um casarão de quase 300 anos, o espaço abriga a primeira sala de torra de café de Teresópolis, além de oferecer um café colonial que encanta os visitantes. A proposta dos administradores vai além do turismo tradicional, e os empreendimentos comerciais no local ajudam a financiar projetos sociais voltados para educação, inclusão e acolhimento.
A chegada do birdwatching reforça a vocação da Toca da Cigarra como um destino transformador - onde história, sabores e natureza se encontram em perfeita harmonia.
Fotos: João Pedro Maia