Prefeito de Teresópolis se reúne com comissão de catadores do Fischer

Em 10/11/2023 às 18h01

Prefeito de Teresópolis se reúne com comissão de catadores do Fischer


Compartilhar:

Encontro foi acompanhado por representante da Defensoria Pública e do Instituto de Direito Coletivo


O Prefeito Vinicius Claussen recebeu nesta sexta-feira, 10/11, a comissão de catadores de materiais recicláveis que atuavam no Aterro do Fischer para se atualizar sobre as demandas e avaliar as próximas ações de assistência à categoria. Realizado na Prefeitura, o encontro foi acompanhado pelo defensor público Marcos Delano, do 7º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, e por Márcia de Oliveira, do Instituto de Direito Coletivo.


Pela comissão de catadores, participaram Vitor da Silva Santana, João André da Silva Neto, Glaucia Fernanda Fischer de Jesus, Edson Teixeira de Oliveira, Isabela da Conceição Ferreira e Adriana da Silva de Almeida.


Além de garantir a continuidade da entrega de cestas básicas para as 89 famílias de catadores cadastradas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a Gestão Municipal dá início ainda nesta sexta-feira a um estudo para avaliar a possibilidade de acesso desses profissionais a materiais recicláveis, a fim de garantir ocupação e renda.


'Nossa primeira atitude foi a liberação de três parcelas do auxílio eventual emergencial, no valor de R$ 1.000,00 cada, pago com recursos próprios. Estamos definindo outras formas de acompanhamento social desses trabalhadores e alternativas possíveis para que eles voltem a exercer suas atividades com autonomia e dignidade', pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários municipais Lucas Pacheco (Governo e Coordenação), Eliane Moraes (Assistência Social e Direitos Humanos) e Davi Serafim (Obras e Serviços Públicos), dos subsecretários Gisella Monerat (Governo) e Pablo Tenório Cavalcanti (Comunicação Social), do coordenador do Programa Municipal Recicla Terê, Thiago Lima, e da representante da Subsecretaria Municipal de Atenção Primária à Saúde, Solange Cirico Costa.


Outras opções avaliadas são a inclusão da categoria em vagas do Programa Operação Trabalho, de acordo com o perfil exigido, e no programa municipal Recicla Terê, que depende de captação de recursos para ser ampliado. O município aderiu ao Programa Federal Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular, criado para incentivar a coleta seletiva e valorizar os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Porém, a iniciativa ainda se encontra na fase de implementação pelo Governo do Estado.


'Foi um importante momento de compreensão da realidade vivida pelos catadores. Isso já estava no sentimento da Prefeitura, mas foi importante que toda equipe presente pudesse sentir mais o drama deles. Estamos esperançosos de que vamos resolver essa questão', concluiu o defensor público Marcos Delano.


Fotos: Gutto Rodrigues





Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Nacional do Turismo
  • Dia de Santa Inês de Praga
  • Dia de São Simplício
  • Dia do Anjo Poiel
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ