Residência em Software do Serratec tem 953 inscritos para Polo Teresópolis

Em 03/02/2021 às 14h01

Residência em Software do Serratec tem 953 inscritos para Polo Teresópolis

Formação de Programadores é gratuita e conta com parceria da Prefeitura


O Polo Teresópolis recebeu 953 inscrições para o programa de Residência em TIC/Software do Serratec ? Parque Tecnológico da Região Serrana. A lista com os nomes dos candidatos aprovados para a próxima fase do processo seletivo pode ser acessada em http://serratec.org/residencia-de-software/resultados.html.  


O curso gratuito de imersão tecnológica conta com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O processo seletivo é formado por etapas que vão desde provas online, passando por entrevistas e dinâmicas de grupo.


Serão disponibilizadas 74 vagas para Teresópolis, 74 vagas para Petrópolis e 35 vagas para Nova Friburgo, totalizando 183 vagas. As aulas terão início em março e encerram em julho, com uma maratona de programação.


Capacitando para o mercado


A capacitação é voltada à qualificação profissional de programadores, que une teoria e prática e dura quatro meses e meio. Um dos objetivos da Residência é ajudar a suprir a demanda por profissionais de TI das empresas da região e fomentar a atração de novos empreendimentos de tecnologia para as cidades serranas.


Para o primeiro semestre de 2021 serão abertas 183 vagas para a região. A previsão é que no segundo semestre o desenho se repita, tendo, ao final deste ano, 370 novos devs – termo usado para se referir aos profissionais de programação – atuando no mercado de TI na região.


Ao final, o aluno ainda pode conseguir emprego em uma das empresas parceiras do programa. É uma espécie de passaporte para um dos mercados que mais cresce no mundo, o de tecnologia. Por conta da pandemia da Covid-19, será realizado em formato online, com aulas ao vivo, seguindo o modelo já operado em 2020. De acordo com o edital do programa, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e quem estudou em escola pública são públicos prioritários.


Parceria com Prefeitura de Teresópolis


Desde 2019, o Serratec, que tem o Prefeito Vinicius Claussen como integrante do Conselho Consultivo, já capacitou 177 pessoas de diferentes faixas etárias, com níveis educacionais variados e oriundos de distintas áreas de conhecimento, entregando diversidade e profissionais multidisciplinares ao mercado de TI da região.


Outra importante iniciativa foi o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura e o Serratec, em janeiro deste ano. O convênio amplia o potencial de ações conjuntas e pactua o compromisso de ambas as partes com o desenvolvimento tecnológico do município.


A meta é estimular e apoiar a implantação de parques tecnológicos, núcleos de inovação tecnológica, incubadoras sociais e de base tecnológica, aceleradoras de startups, espaços de trabalho compartilhado, dentre outras instâncias, partes integrantes de sua estratégia para incentivar os conhecimentos e novas tecnologias que gerem novos negócios, ampliando a competitividade da economia local; e, novos processos mantenedores e incrementadores da qualidade de vida local e regional.

Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
  • Dia Mundial do Radioamadorismo
  • Dia Nacional do Livro Infantil
  • Dia da Doutrina Espírita
  • Dia de Allan Kardec
  • Dia de Monteiro Lobato
  • Dia de Santo Apolônio
  • Dia do Livro Espírita
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ