Representantes das secretarias de Educação de 8 cidades participaram de palestra, debate e painéis sobre o tema
O 1º Fórum de Partilha Serrana I/RJ reuniu professores de oito cidades em Teresópolis, nesta quarta-feira (9/07). Durante o encontro, que contou com a participação de representantes das secretarias de Educação realizado no auditório do Polo Cederj, os profissionais compartilharam experiências exitosas desenvolvidas por professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O encontro começou com Janderson Gonçalves, coordenador da EJA na Secretaria M. de Educação de Teresópolis, Kirce Bermute e Rosane Karl dando boas-vindas aos participantes do fórum. A Mesa de Abertura contou com a explanação da anfitriã, Secretaria M. de Educação de Teresópolis, com a secretária Carla Rabello. 'Hoje, a gente luta pela ampliação da EJA em mais escolas. Atualmente, apenas duas unidades disponibilizam o programa federal em Teresópolis. Para nós, é um investimento importantíssimo chegarmos nos jovens e adultos que estão fora da escola. Sediar este momento de partilha é muito significativo e vai contribuir para essa expansão!'.
A Secretária de Educação de Magé, Sandra Ramaldo, e a diretora do Departamento de Ensino da SME da cidade, Maria Rita Luzório Simões, participaram como cidade articuladora do fórum; a Secretária de Educação de Sapucaia, Rosane Abreu, a coordenadora estadual da Undime/RJ, Luciana da Matha, a diretora do Departamento de Educação da SME, Marcia Maria Tavares de Souza, e o coordenador de cursos do Campus Teresópolis IFRJ, Eliezer Menezes, também integraram a mesa de abertura.
A abertura contou ainda com uma apresentação cultural. Wendel e Kiara, alunos do CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos, interpretaram lindamente a música ‘Caderno’, de Toquinho. Doutorando em Políticas Públicas e Coordenador da EJA no município de Magé, Gustavo Leite de Araújo ministrou sobre o tema 'Direitos sociais e cidadania: Quem são os sujeitos da EJA?'.
O fórum é uma atividade integrante do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, iniciativa do MEC (Ministério da Educação), dentro do Círculo de Cultura – EJA (Formação de Educadores). A iniciativa conta com o apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria M. de Educação.
Além da anfitriã, a Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, o Fórum contou com a participação de representantes das secretarias de Educação Areal, Guapimirim, Magé, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e de Três Rios.
O próximo fórum está agendado para outubro, na cidade de Magé.
Fotos: Jorge Maravilha
Abertura do fórum contou com presença de professores renomados, com vasta experiência na EJA
Representantes de 8 cidades da região participaram do fórum
Carla Rabello, sec. de Educação, destaca a importância de ampliar a oferta da EJA nas escolas
Kirce Bermute, formadora regional da EJA, dá as boas-vindas aos participantes
Gustavo Leite, doutorando em Políticas Públicas e coord. da EJA em Magé, palestrou sobre direitos sociais e cidadania