Os cadastros deverão ser feitos presencialmente, na Secretaria Municipal de Saúde, através da ouvidoria SUS.
Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a Prefeitura Municipal de Teresópolis dá início aos cadastros para o Centro Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas. Inaugurado no dia 6 de julho, como parte das comemorações dos 134 anos de Teresópolis, o Centro atenderá crianças de 3 a 12 anos de idade, prioritariamente matriculadas na Rede Municipal de Ensino, e os cadastros poderão ser feitos diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Ouvidoria SUS.
Para realizar o cadastro, o responsável deverá comparecer à Ouvidoria SUS com os seguintes documentos: original e cópia do RG da criança e do responsável; Comprovante de residência; caderneta de vacinação da criança; Declaração escolar em papel timbrado e assinado pela diretora da instituição; Laudo médico atualizado.
Após a realização do cadastro, a criança será encaminhada para o Centro Multidisciplinar, onde passará por avaliação com o Neuropediatra, que definirá o plano de cuidados de cada paciente. Também nessa etapa, será definido se as terapias serão realizadas apenas no Centro Multidisciplinar ou também no Centro de Equoterapia. Neste caso, o translado entre o Centro Multidisciplinar e o Centro Hípico serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com vans exclusivas para o serviço.
O Centro de Atendimento Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas oferece um ambiente acolhedor e bem estruturado, com salas para a prática de integração sensorial, musicoterapia e oficinas criativas, espaço para atividades multidisciplinares e área externa. O Centro conta com uma equipe de psicólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, arteterapeutas e nutricionistas. Já o Centro de Equoterapia para Crianças Neuroatípicas, é considerado o maior do estado do Rio de Janeiro a oferecer, de forma gratuita, a prática que utiliza o movimento tridimensional do cavalo como recurso terapêutico. Através dela, são observados avanços na coordenação motora, equilíbrio, força muscular, consciência corporal, atenção, flexibilidade cognitiva, autoestima e autorregulação emocional. Outras duas frentes serão realizadas no espaço: a psicopedagogia e a psicologia, com atividades em contato com animais, hortas, lagos e trilhas, que se transformam em recursos terapêuticos ricos em estímulos sensoriais, emocionais e cognitivos.
A Ouvidoria SUS fica localizada dentro das dependências da Secretária Municipal de Saúde, na rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca e funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h.