Teresópolis ganha mais agilidade e praticidade com o sistema digital de Educação

Em 29/11/2023 às 14h01

Teresópolis ganha mais agilidade e praticidade com o sistema digital de Educação


Compartilhar:

Em busca de rapidez e integração, o município implantou uma gestão digital para facilitar o dia a dia de cidadãos e servidores


Mais um importante investimento da gestão do Prefeito Vinicius Claussen na Educação Municipal, a Prefeitura de Teresópolis implementou o sistema digital da Betha Sistemas. Maior desenvolvedora de sistemas para a gestão pública do Brasil, a solução trouxe rapidez, eficiência e integração necessárias para facilitar o dia a dia de cidadãos e servidores do segmento. A Prefeitura garantiu a integração das escolas com a Secretaria de Educação, evitando o retrabalho e o deslocamento dos profissionais, além de centralizar todas as informações.


Através dessa ferramenta é viável gerenciar de forma simples os cursos, planos curriculares e atividades, como a emissão de declaração de Bolsa Família e a transferência de alunos, por exemplo. 'Quando você precisa realizar a transferência de um aluno para outra unidade, você já recebe todas as faltas, as presenças e o relatório completo do aluno. Então é isso, você clicou e já transferiu o aluno, e já tem todos os dados na nova unidade escolar', ressalta Cintia Tulli, responsável pelo Ensino Fundamental II.


Por se tratar de uma tecnologia em nuvem, a solução pode ser acessada a qualquer momento e em qualquer lugar. 'O sistema facilita também na necessidade de troca de professores, pois o novo professor não dependerá de um diário físico, ele terá acesso com facilidade, fazendo o login. Isso foi um ganho muito grande', complementa Cintia.


Adaptação do sistema conforme as Leis Estaduais e Municipais


O sistema gerencia todas as áreas de ensino, atendendo às legislações federais e necessidades específicas de Teresópolis. Em todas as suas operações, a solução leva em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a proteção do uso de imagens e a divulgação de dados somente com autorização. Processos que demoravam dias agora são concluídos em minutos.


De acordo com a servidora do Setor de Estatística, Adriana Alves, as matrículas já estão sendo feitas através do sistema. 'Nós seguimos todos os parâmetros de pontuação, e o programa é todo ajustado para essa Lei que seguimos aqui no município'.


A ferramenta facilita rotinas, tanto para os servidores como para os cidadãos. Antes da migração, as rotinas de pré-matrícula eram realizadas presencialmente. Os servidores costumavam atender presencialmente aproximadamente 500 pessoas por dia. Os pais e os responsáveis não precisam mais enfrentar filas e podem realizar e acompanhar todo o processo de pré-matrícula através da internet.


Além disso, processos como o envio de documentos ou informações ao Conselho Tutelar, ou mesmo ao Ministério Público, podiam levar até sete dias. 'Agora, conseguimos resolver em dez minutos, sem precisar acionar a orientação, a direção ou os professores”, destaca Cintia Tulli.


 


Fonte: ASCOM PMT


Voltar para a listagem de Notícias

[detalhes]

Agenda Cultural

    Eventos Fixos

  • Exposição "Orquídeas e Plantas Ornamentais"Orquidário Aranda
  • Feirinha do AltoPraça Higino da Silveira - Alto
Agenda de Eventos Completa

Hoje é dia de...

  • Criação do Ministério das Comunicações (1967)
  • Criação do Ministério do Interior (1889)
  • Criação do Ministério dos Transportes (1967)
  • Dia de São Sebastião de Aparício
  • Dia de São Tarásio
Veja Outras Datas Comemorativas
Publicidade

Siga e Compartilhe

Participe conosco nas redes sociais!
Curta, siga-nos e compartilhe com os amigos.

Parceiros

Trilhas RJ